Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

Festival Universo Spanta 2023 começa nesta sexta-feira, no Rio

São 14 dias de shows e mais de 200 artistas apresentando-se às margens da baía de Guanabara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Terá início nesta sexta-feira (6), às 18h, o festival de música brasileira Universo Spanta 2023, que acontecerá em uma área com mais de 60 mil metros quadrados, na Marina da Glória, às margens da baía de Guanabara, no Rio.

No line-up do primeiro fim de semana do festival apresentam-se Os Gilson's, Ivete Sangalo, Duda Beat, Maiara e Maraisa, Zeca Pagodinho, Marina Sena e Ferrugem, garantindo o entretenimento embalado por muita música. Serão 14 dias de shows- durante todos os fins de semana do mês de janeiro-, e mais de 200 artistas que se apresentarão no evento, somando cerca de 250 horas de show, divididos em três palcos: Guanabara, Corcovado e Lapa.

Em foto colorida, Zeca Pagodinho posa para a câmera
Zeca Pagodinho, uma das atrações do festival - Divulgação

Em sua terceira edição, o festival vai reunir artistas dos mais variados gêneros musicais e atender o gosto dos mais diferentes tipos de públicos. Do pop ao axé, com muito rap e trap, mais MPB, sertanejo, piseiro e forró, e, como não podia faltar, muito samba e Carnaval, marca registrada do festival.

Nesta sexta-feira, os portões do festival serão abertos para o público às 18h. No palco Guanabara apresentam-se Marina Sena; Os Gilsons, com um convidado especial: Gilberto Gil; e Duda Beat, com a participação de Flor Gil. No palco Corcovado, a banda mineira Lamparina, Chico Chico e a brass band Bloco 442 garantem a festa. E no palco Lapa, você poderá assistir a Yasmin Vilhena, Maracutaia Sonora, Glitterada, Minha Luz É De Led, Bruna Strait e o DJ Marcelinho da Lua.

No sábado (7), a programação do palco Guanabara traz grandes nomes do cenário nacional, como Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho, Ferrugem, Maiara e Maraisa. No palco Corcovado, Luan Otten com a participação de Elana Dara e Mariana Nolasco, Vitão e os irmãos niteroienses da banda Melim que terão Ana Gabriela E OutroEu como convidados. No palco Lapa, Silvia Machete, os blocos Vem Cá Minha Flor e Orquestra Voadora, mais a bateria da Escola de Samba São Clemente e a Roda do Spanta.

Em foto colorida, Duda Beat posa para a câmera
Duda Beat, uma das atrações do festival - Divulgação

Encerrando o primeiro fim de semana, a programação do domingo (8) presta uma homenagem ao Carnaval de rua do Rio, reunindo blocos cariocas tradicionais e da nova geração. O anfitrião do palco Guanabara será o Spanta Neném, que recebe o bloco do Sargento Pimenta e um grande baile tradicional com o Cordão da Bola Preta. No palco Lapa, a turma do Multibloco, Mulheres de Chico e Toca Rauuul, esses dois últimos com repertório exaltando os mestres Chico Buarque e Raul Seixas. Para ampliar o clima carnavalesco, ainda tem as fanfarras Charanga Talismã, Sinfônica Ambulante e o Bloco Virtual.

O segundo fim de semana começa na sexta-feira (13), misturando atitude e poesia com Emicida, Planet Hemp, BaianaSystem, Rael e Francisco, e El Hombre. No sábado (14), os shows de Thiaguinho, Luísa Sonza, Os Paralamas do Sucesso, Zé Neto e Cristiano, Lagum, Mangueira, Jongo da Serrinha, Fogo e Paixão e muito mais garantem a festa. No domingo (15), mestres da MPB sobem ao palco, entre eles, Ney Matogrosso, Nando Reis, Paulinho da Viola, acompanhado dos filhos Bia e João Rabello, além de Zizi Possi que estará ao lado de Luiza Possi.

Em foto preto e branco, a banda Planet Hemp posa para a câmera
Planet Hemp, uma das atrações do festival - Divulgação

Na penúltima semana o festival começa mais cedo. Na quinta-feira (19), a noite será do piseiro e do forró com duas potências da nova geração, os cearenses Mari Fernandez e Nattan, mais conhecido como ‘Nattanzinho’, que junto às atrações consagradas Limão Com Mel, Calcinha Preta e Xand Avião vão promover uma grande festa da música nordestina.

Na sexta-feira (20), o rap e o trap tomam conta da programação com seu ritmo, versos e letras cheias de engajamento político, social e cultural, unindo a tradição de Mano Brown e Black Alien, com a nova geração com L7nonn, Djonga e Matuê. No sábado (21), o line-up traz o retorno de Ludmilla ao festival. A cantora, que já participou de diversas edições desde o início do evento, junta-se à dupla Jorge e Mateus, Alok, Menos é Mais, Mumuzinho, Céu na Terra, Beija-Flor e muitos outros. E no domingo (22) a energia baiana desembarca no Rio com o axé de Durval Lelys, Saulo, Xanddy Harmonia e muito mais, para não deixar ninguém parado.

Em foto colorida, Ney Matogrosso aparece cantando em um palco
Ney Matogrosso, uma das atrações do festival - Divulgação

O último fim de semana promete ser inesquecível. Na sexta-feira (27), o festival abre espaço para o pop potente de Pabllo Vittar, Gloria Groove, Pocah, Majur, o carnaval de Bloconcé e Sereias da Guanabara, entre outros. No sábado (28), tem mais música plural com os shows do furacão Iza, o arrebatador Jão, além de Xamã, Fábio Jr, Claudia Leitte, Alcione, Dilsinho, Salgueiro, Agytoê, e muito mais. E no domingo (29), encerrando a edição 2023 do Universo Spanta, Xande De Pilares, Pixote, Belo, Fundo De Quintal e diversas rodas de samba importantes do Rio vão promover uma grande festa no esquenta para o Carnaval carioca.

Após um hiato de três anos por conta da pandemia da Covid 19, o festival Universo Spanta promete muito som com muita diversidade.

Bons shows!

FESTIVAL UNIVERSO SPANTA 2023

ARTISTAS Vários

QUANDO Todo final de semana de janeiro, a partir de sexta-feira (6), às 18h. Abertura dos portões: quinta-feira (19/1) - às 18 h / sextas-feiras -, às 18 horas e sábados e domingos -, às 16 h

ONDE Marina da Glória, av. Infante Dom Henrique, s/n, Glória, Rio de Janeiro

QUANTO De R$ 45 a R$ 1.020

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.