Na Corrida

Pé na estrada, mesmo quando não há estrada

Na Corrida - Rodrigo Flores
Rodrigo Flores
Descrição de chapéu atletismo

Última chance para participar do sorteio da Uphill Serra do Rio do Rastro 2023

Com alta procura, maratona mais difícil do Brasil adota sistema de sorteio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodrigo Flores
São Paulo

A Maratona da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, tira o fôlego duplamente dos participantes. Primeiro, pela beleza única da região. E, claro, por ser a mais desafiadora pirambeira para maratonista dentro do calendário brasileiro.

Essa convergência única de fatores fez da prova um objeto do desejo entre maratonistas que buscam um desafio a mais. Como se correr 42km não fosse desafio suficiente.

Quem quiser testar os próprios limites e participar da maratona precisa correr – ao menos agora, só no sentido figurado. Termina na sexta-feira (30), às 23h59, o prazo de inscrições para participar do sorteio para a prova.

Sim, sorteio. Não estamos falando ainda de inscrição. Você paga R$ 49,90 pelo direito de participar de uma loteria e, apenas se for escolhido, terá 72 horas para fazer a inscrição para correr a prova, que acontece em setembro de 2023. O custo dos kits para os felizardos custa a partir de R$ 449,90.

Atleta corre maratona em serra com montanhas ao fundo
Atleta corre maratona na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina - Foco Radical/Divulgação

Sorteio? Como assim?

O sorteio é uma forma comum de seleção entre as provas mais populares do mundo. As Maratonas de Berlim, Londres e Nova York, por exemplo, contam com sistema de sorteio. No Brasil, a maratona da Serra do Rio do Rastro é a única que adota esse expediente.

Conversei com o Bernardo Fonseca, CEO da X3M e um dos idealizadores da prova, para entender os motivos por trás do sorteio.

Por que fazer um sorteio?
Há mais procura do que vagas disponíveis. Anualmente disponibilizamos 3 mil inscrições e temos aproximadamente 15 mil interessados. O sorteio é a forma que encontramos para preencher as vagas da forma mais justa possível.

Por que não oferecer mais vagas?
Porque a região não comportaria mais gente. É preciso lembrar que a prova passa por municípios pequenos, sem grande estrutura hoteleira. Estamos no limite da capacidade.

Por que não vender os ingressos para os primeiros interessados?
Na primeira edição, há quase dez anos, disponibilizamos 300 vagas. Vendemos tudo em 10 segundos. No ano seguinte, dobramos o número de inscrições, e vendemos tudo novamente em 10 segundos. Não me parece a forma mais justa premiar quem tem a internet mais rápida ou quem tem a chance de estar na frente do computador no início da venda dos ingressos. Por isso o sorteio.

Mas o sorteio é pago…
Sim, é pago. O nosso objetivo é causar um impacto positivo na região, e isso passa por ajudar financeiramente os moradores da serra catarinense. O dinheiro da inscrição antecipada não fica comigo. Ele é integralmente revertido para entidades assistenciais da região. Lembrando que a contribuição não é obrigatória. Quem não quiser doar o dinheiro, pode escolher um brinde da organização. Neste ano, estamos oferecendo um par de manguitos para os inscritos que preferirem o brinde.

E o que as pessoas preferem?
Mais de 80% dos inscritos optam por doar a taxa de inscrição para a caridade, o que nos deixa cheios de orgulho. São mais de 400 mil reais revertidos para organizações assistenciais nos últimos anos.

Quer tentar a sorte na maratona mais difícil do país? O link para participar do sorteio está aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.