Na Corrida

Pé na estrada, mesmo quando não há estrada

Na Corrida - Rodrigo Flores
Rodrigo Flores
Descrição de chapéu atletismo

"Enquanto os concorrentes falam em vitória, nós falamos em qualidade de vida", diz CEO da Asics

Alexandre Fiorati confirma o patrocínio das maratonas de Paris e Los Angeles em 2023

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Rodrigo Flores

De um lado, Nike e Adidas disputam a peso de ouro o privilégio de calçar os principais maratonistas do mundo. Eliud Kipchoge, Lelisa Desisa e Zersenay Tadese batem recordes com modelos Nike nos pés. Dennis Kipruto Kimetto e Mary Jepkosgei Keitany correm com Adidas. O foco das duas gigantes está no desenvolvimento de alta tecnologia, a preços igualmente altos para esse consumidor mais exigente.

Na outra ponta, temos empresas que melhoraram muito a qualidade do seu equipamento, sem descuidar da importância do preço para a venda no varejo. Com produção e tecnologia nacionais, Fila e Olympikus evoluem ano a ano.

E a Asics? Uma das campeãs de venda e sinônimo de tênis de corrida entre os brasileiros, a fabricante japonesa se vê disputando uma prova diferente dos concorrentes. "Nosso foco está na qualidade de vida do nosso cliente, que para alguns pode significar performance, e para outros, conforto", disse Alexandre Fiorati, CEO da Asics para a América Latina.

Executivo da Asics posa em frente à sede da Asics House
Alexandre Fiorati, CEO da Asics na América Latina - Divulgação

Conversei com Alexandre na inauguração da Asics House, ponto de apoio para corredores que a marca abriu no parque Bruno Covas, na marginal do rio Pinheiros, em São Paulo. Abaixo, reproduzo parte da nossa conversa.

Qual o impacto da pandemia para o segmento de material esportivo?
As pessoas perceberam a importância do esporte para a qualidade de vida. Principalmente as modalidades ao ar livre. Entram nesse contexto a caminhada, a corrida e atividades como o beach tennis, que é um fenômeno pós-pandemia. Então, nesse contexto, 2022 foi um ano de crescimento de vendas bastante robusto e de resultados gerais muito positivos, tanto no Brasil quanto no resto da América Latina.

Mas e durante o período mais crítico da pandemia?
Como outras empresas, tivemos desafios com aumento dos custos logísticos e alguns atrasos de fabricação. Mas, de modo geral, superamos esse período com pontos positivos tanto em termos financeiros quanto operacionais.

Qual a importância da corrida para a Asics?
Running é nossa principal categoria. Não posso falar em números absolutos, mas 70% do nosso negócio na América Latina está no segmento running.

A Asics tem quantos modelos à venda no Brasil?
Estamos falando de 40, 50 modelos, pelo menos. Sendo que a maioria é produzida aqui no Brasil. Apenas os modelos topo de linha são importados.

Adidas e Nike brigam pelos recordes mundiais e tem patrocinado os vencedores das principais maratonas do mundo. Já a Olympikus traz uma relação interessante de qualidade e preço. Isso sem falar em Fila, Sketchers, New Balance, Mizuno e tantos outros players fortes. Como a Asics se posiciona em um mercado cada vez mais competitivo?
Em primeiro lugar, é interessante que a gente tenha na cabeça a visão global da companhia. A visão da Asics é trazer uma melhoria de qualidade de vida através da tecnologia e da inovação do esporte. O nome da marca já traduz isso. Asics significa Anima Sana in Corpore Sano (em tradução livre, "uma mente sã em corpo são"). Se o cliente só quer caminhar, vamos cuidar da qualidade de vida dessa pessoa. Se quer performance, vamos entregar desempenho, porque temos tecnologia e inovação para isso. Essa é a nossa mentalidade. Enquanto as outras marcas falam de vitória, em resultado, nós falamos em qualidade de vida. Esse é nosso diferencial.

Uma dificuldade do corredor é escolher qual o tênis ideal entre centenas de opções no mercado…
Com certeza. Independentemente do nível, o corredor precisa saber qual produto usar. Nossa intenção é sempre mostrar para ele qual o produto correto para os seus objetivos. Temos uma ferramenta chamada Asics Lab, que revela as melhores modalidades e calçados para o estilo de vida do consumidor. Não faz sentido um corredor casual gastar muito em um tênis de placa, voltado mais para quem busca performance do que para o iniciante.

Mas quando o cliente entra em uma loja multimarcas, o fato é que ele tem dezenas de opções à disposição. O que a Asics faz para conquistar esse cliente específico?
Primeiro, o ponto de venda precisa ter o calçado correto, com todas as informações sobre os benefícios daquele calçado. Segundo, investimos em publicidade e divulgação. Além disso, criamos espaços como a Asics House, onde o cliente pode experimentar os nossos modelos na prática. Nosso foco é ter uma abordagem 360 graus com o consumidor.

O que esperar para 2023?
O calendário não está fechado, mas posso garantir que vamos promover e patrocinar mais eventos no Brasil e na América Latina. E já confirmamos as maratonas de Paris e Los Angeles.

Erramos: o texto foi alterado

O texto informou incorretamente que a Maratona do Rio de Janeiro teria patrocínio da Asics. A informação foi corriga.

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