"Melhor do que 2021, mas ainda abaixo do pré-pandemia."
A frase de Daniel Krutman, CEO da TicketSports, resume bem a percepção do que foi o mercado de corridas de rua em 2022. A TicketSports é a maior vendedora de inscrições para eventos esportivos do país, e acaba de tabular os dados referentes às provas realizadas no ano passado. O levantamento, que será oficialmente divulgado nesta terça-feira (7), foi antecipado com exclusividade para o blog Na Corrida.
A informação mais animadora é o crescimento da participação das mulheres nos eventos. A presença feminina avançou três pontos percentuais e passou de 42%, em 2021, para 45% no ano passado. Homens correspondem a 55% do total.
Apesar de positivo, o resultado de 2022 segue distante da máxima histórica. Em 2018, as mulheres eram maioria, com 53% das inscrições.
Os motivos para a queda (e parcial retomada) da presença feminina ainda não estão claros. Especula-se que seja o fim da fase mais aguda da pandemia, mas não há dados que embasem essa tese. De qualquer forma, a expectativa do mercado é que o número de mulheres mantenha a curva ascendente para o próximo ano.
A pesquisa indica ainda que o maior grupo etário é formado por pessoas entre 36 e 45 anos, sendo 40 anos a idade média dos participantes – um ano a menos do que o registrado em 2021. E uma curiosidade: há mais corredores entre 56 e 65 anos (8% do total) do que entre 15 a 25 anos (6% do total).
As corridas de rua representam a maioria das provas esportivas no país, com 81% do total, seguida de ciclismo (6%), triatlo (4%), corridas de trilha (3%) e provas de natação e travessias (1%). As corridas virtuais, na qual cada atleta percorre uma determinada distância em seu percurso favorito, e que surgiram como alternativa durante a pandemia, encolheram e hoje representam apenas 1% do total.
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