Na Corrida

Pé na estrada, mesmo quando não há estrada

Na Corrida - Rodrigo Flores
Rodrigo Flores
Descrição de chapéu atletismo terrorismo

Documentário da Netflix lembra os 10 anos das bombas na Maratona de Boston; veja trailer

Ataque terrorista deixou três mortos, 14 amputados e centenas de feridos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodrigo Flores
São Paulo (SP)

Nem Atenas, nem Nova York. Muito menos Londres ou Berlim. A maratona mais icônica do mundo é disputada desde 1897 em Boston, nos EUA, na terceira segunda-feira de abril, em um feriado conhecido como Patriot´s Day.

Não basta ser maratonista para correr em Boston. É preciso ser muito bom. Atletas só garantem sua vaga na prova caso tenham obtido índice em outras maratonas nos 24 meses anteriores. O tempo de classificação varia conforme o sexo e a idade. Um homem de até 34 anos, por exemplo, precisa percorrer os 42 quilômetros em até 3 horas.

Há 10 anos, a Maratona de Boston ficou marcada pela tragédia. Enquanto dezenas de milhares de corredores competiam e multidões se reuniam para acompanhar a passagem dos atletas, duas bombas explodiram perto da linha de chegada, matando três pessoas, deixando 14 amputados e ferindo centenas.

Após uma intensa busca, a polícia encontrou os responsáveis pelo ataque - os irmãos Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev, ambos de origem quirguistanesa. Tamerlan morreu durante a perseguição policial, enquanto Dzhokhar foi preso, julgado e condenado à morte.

A história do atentado já foi contada no filme "Patriots Day (2016)" e agora ganha uma nova versão. O documentário "American Manhunt: The Boston Marathon Bombing", dirigido por Floyd Russ, relata os eventos trágicos do dia da maratona em 2013. Em três episódios, o documentário traz entrevistas com ex-policias, espectadores, corredores da maratona, paramédicos, jornalistas e outras pessoas afetadas pelo ataque.

A estreia está marcada para o dia 12 de abril, na Netflix. Abaixo, o trailer oficial do documentário.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.