Na Corrida

Pé na estrada, mesmo quando não há estrada

Na Corrida - Rodrigo Flores
Rodrigo Flores
Descrição de chapéu atletismo

Maratona de São Paulo acontece no domingo; veja dicas de última hora

Prova é a mais tradicional entre as corridas de longa distância na cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodrigo Flores
São Paulo (SP)

No domingo (2) acontece a 27ª edição da Maratona Internacional de São Paulo. É uma das principais do país e a mais tradicional prova de longa distância da cidade.

(A essa altura espero que você já saiba que a São Silvestre não é uma maratona).

Diferentemente das grandes maratonas do mundo, a corrida de São Paulo reúne, em um mesmo dia, e em um mesmo percurso, diferentes distâncias. Enquanto em Nova York ou Boston só participam os atletas dispostos a correr os 42 km da maratona, em São Paulo é possível se inscrever em diferentes categorias, a partir de 5 quilômetros. O motivo é econômico. Distâncias mais curtas custam mais barato para o organizador e contam com mais atletas aptos a participar. Como as ruas já estão fechadas para a maratona, faz sentido aproveitar a infraestrutura e aumentar as opções para os corredores.

Competidores durante a 25.ª Maratona Internacional de São Paulo, em 2019 - Folhapress

Corri os 42 km da Maratona de São Paulo em 2018, antes da pandemia interromper as provas de rua no país. Abaixo, listo algumas dicas de última hora que peguei com a organização e um pouco da minha experiência pessoal.

Percurso: O trajeto é o mesmo do ano passado. A largada acontece em frente ao obelisco do Parque do Ibirapuera. Grosseiramente falando, corre-se ida e volta até a USP e o Parque Vila-Lobos, na zona oeste da cidade. As distâncias mais curtas são variações dentro desse eixo principal. O trajeto é relativamente plano para os padrões paulistanos, mas está longe de ser fácil. Pelo contrário. A Maratona de São Paulo é tida como uma das mais difíceis do país. A entrada e saída dos túneis é especialmente cansativa.

Não perca o horário: Você treinou muito para essa prova. Não custa chegar um pouco mais cedo. Lembre-se que a largada acontece por ondas. O primeiro grupo, formado pela elite da maratona, sai às 6h10. Depois disso, há novas largadas de 5 em 5 minutos, segundo o ritmo e a distância a ser percorrida pelo atleta. O último grupo parte do obelisco às 6h45.

Como chegar: A região da corrida não é atendida pelo metrô. Há linhas de ônibus que servem a região, mas com horários espaçados e poucos veículos por conta do final de semana. A maioria dos atletas deve ir de carro, táxi ou veículo de aplicativo. É possível estacionar dentro do parque do Ibirapuera ou nas ruas ao redor da Assembleia Legislativa – e boa sorte para escapar dos onipresentes flanelinhas. O importante aqui, sobretudo para quem vai correr distâncias mais longas, é evitar gastar muita energia antes da prova. Acredite, depois de 35 km percorridos, quando ainda faltarem 7 km para a chegada, você vai se arrepender de não ter ido de táxi ou deixado o carro mais perto da largada.

Apoio extra: Se você treina com alguma assessoria, verifique com seu treinador se haverá um ponto de apoio no local. É comum em provas desse porte a presença física das principais assessorias para auxiliar os seus alunos.

Alô, São Pedro: Os deuses do Olimpo aparentemente estão do lado dos corredores em 2023. A previsão do tempo aponta que o domingo será nublado e com temperatura máxima de 23 graus. Mesmo assim, atenção com a hidratação, com a suplementação energética e com o filtro solar.

Lembre-se do seu propósito: Divirta-se. Emocione-se. Corrida é um troço sério, mas não é tão sério assim. Faça o seu melhor, e orgulhe-se do que conseguir.

Convide pessoas queridas para a chegada: Terminar uma maratona é especial. É um privilégio experimentar essa sensação acompanhado das pessoas que você ama. Use a tecnologia a seu favor. Parentes e amigos podem acompanhar a sua localização durante uma corrida em apps como o Strava. Assim, eles sabem exatamente onde você está e quando você vai chegar.

Quem não corre também participa: Se não for correr, mas morar ou estiver próximo ao circuito, dê uma passadinha para ver e prestigiar os atletas. Você pode não se lembrar dos aplausos e dos tapinhas nas mãos dos corredores que você vai dar, mas eles certamente não vão se esquecer de você. A prova é dura, e qualquer incentivo é bem-vindo.

E você? Tem alguma recordação ou dica para quem vai correr a Maratona de São Paulo? Deixe nos comentários, me escreva por e-mail (blognacorrida@gmail.com) ou mande mensagem no Instagram @rodrigofloresnacorrida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.