Na Pinta do Surfe

O universo do esporte e suas particularidades

Na Pinta do Surfe - Marcus Romero
Marcus Romero
Descrição de chapéu surfe

O inverno havaiano chegou!

Dezembro com altas ondas, início da Triple Crown e preparativo para o Mundial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O fim do ano sempre é aguardado com muita ansiedade pelos surfistas havaianos e de todo mundo. Dezembro é o período que grandes ondulações chegam ao arquipélago havaiano deixando tudo muito agitado.

Além das grandes ondulações, três coisas estão em jogo. A última chance de classificação para disputar o Campeonato Mundial em 2023, a tão cobiçada Tríplice Coroa Havaiana e o início do Mundial.

vários surfistas disputam a mesma onda
As disputadas ondas em Oahu - Havaí - Brian Bielmann/AFP

Tudo isso acontece e se concentra em 11 km de extensão na ilha de Oahu, no Havaí. Lá estão as três joias havaianas –Haleiwa, Pipeline e Sunset. Essas ondas formam a tríplice coroa havaiana em que o surfista que somar mais pontos entra para um grupo seleto e disputadíssimo de campeões da Triple Crown.

A primeira disputa já ocorreu em Haleiwa e foi vencida pelo havaiano John John Florence que, após uma lesão no meio do ano, mostrou estar recuperado e venceu a etapa. Haleiwa, além de ser a primeira etapa da Triple Crown, também foi a última chance de classificação para a elite do surfe mundial em 2023.

Essa etapa é considerada uma etapa do Challenger Series, uma espécie de série B onde os melhores classificados do ano carimbam o passaporte para a elite do surfe mundial em 2023.

A boa notícia é que os brasileiros João Chianca e Michel Rodrigues se classificaram e farão parte do circuito mundial em 2023.

O time brasileiro contará com 11 atletas. No masculino: Gabriel Medina, Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, os irmãos Miguel Pupo e Samuel Pupo, Caio Ibelli, Jadson André, Yago Dora, João Chianca e Michel Rodrigues.

No feminino, nossa representante Tatiana Weston-Webb será a única em 2023. Mas aguardem, pois vem chegando uma geração de garotas muito talentosas e em breve ela terá companhia.

A surfista Tatiana Weston-Webb caminha pela praia segurando sua prancha e com muitos fotógrafos ao redor dela
Tatiana Weston-Webb nossa representante na elite do surfe mundial. - World Surf League

O começo do ano será intenso com a sequência da Triple Crown e o início do Campeonato Mundial de surfe. Vale a pena acompanhar esse show em ondas grandes com surfistas geniais e toda atmosfera de um lugar onde muitos dizem ter nascido o surfe. Bom, isso é história para outro texto.

Aloha

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.