Na Pinta do Surfe

O universo do esporte e suas particularidades

Na Pinta do Surfe - Marcus Romero
Marcus Romero
Descrição de chapéu surfe

O surfe brasileiro teima em ficar em destaque.

Dessa vez foi Ricardo Bocão que deixou todos de boca aberta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aos 68 anos, Bocão prova ao mundo que a idade pode ser uma aliada e que não existe limite nem sonho impossível.

A história de Ricardo Bocão é recheada de feitos de sucesso. Foi surfista profissional e o primeiro brasileiro a ser convidado por 3 anos seguidos para o "Quiksilver in Memory of Eddie Aikau", campeonato de ondas grandes realizado no Havaí. Super respeitado no Havaí e pelos maiores big riders do mundo, apresentador do memorável programa de esporte e ação "Realce" nos anos 80 voltado para o público jovem, sem contar outros inúmeros trabalhos de relevância no mundo do surfe. Ele parecia estar satisfeito e focado no desenvolvimento do espetacular projeto Surfland Brasil (piscina de ondas) no qual é um dos idealizadores.

No fim de novembro Bocão estava em Portugal trabalhando fazendo algumas gravações quando recebeu uma ligação do seu amigo Lucas Chumbo - jovem talento e surfista profissional de ondas grandes - dizendo que Nazaré estava ON.

Um exemplo da gigante onda de Nazaré. - Vini dos Santos/Mike Jones

Bocão estava na área e resolveu dar um check nas condições. Sempre bem preparado fisicamente e mentalmente resolveu entrar no mar puxado por um jet Sky, essa onda exige que um piloto reboque o surfista através de uma corda, levando ele para a melhor onda e o melhor ponto para que o surfista solte a corda e possa pegar talvez a onda da vida.

O piloto de jet sky que levou Bocão até aquela montanha de água foi o Alemão de Maresias, claro que existem ótimos pilotos, mas o Alemão é daqueles caras que conhecem muito o seu trabalho, extremamente profissional, ele é um monstro, um waterman e um ser humano fantástico. E foi assim que essa dupla pegou uma onda que pode ter chegado a 60 pés (18 metros), a onda ainda está sendo analisada, mas muitos dizem que é a maior onda da temporada até aqui.

Ricardo Bocão pegou uma bomba, remou muito para sair da água e disse que não pretende repetir isso, mas não sei se acredito muito nessa fala. Não por achar que isso seja mentira, mas para quem é um amante incansável do esporte e tem o surfe na alma, se aparecer outra oportunidade pode ser que aquele sentimento de "eu quero uma’ surja e aí é com ele.

Todos nós estabelecemos limites em nossas vidas, mas toda vez que vamos um pouco além é uma sensação indescritível.

Ricardo Bocão é uma lenda, ele tá cravado na história do surfe brasileiro e mundial, isso é eterno. É um cara que faz a diferença e representa a primeira geração de surfistas brasileiros. É uma honra acompanhar sua trajetória.

Eu tive a oportunidade em 2014 ficar lado a lado com ele e não falei uma palavra, é daqueles caras que você olha e diz: é ele. Você sente uma energia diferente que é contagiante.

Bocão vida longa para você e obrigado por mostrar a todos que o limite é você quem traça.

Aloha

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.