Na Pinta do Surfe

O universo do esporte e suas particularidades

Na Pinta do Surfe - Marcus Romero
Marcus Romero
Descrição de chapéu surfe

Marcio Freire sofre acidente fatal em Nazaré.

Primeira vez que um surfista perde a vida na temida e poderosa onda portuguesa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta quinta-feira dia 5 de Janeiro de 2023 o mundo do surfe de ondas grandes perdeu um gigante. Marcio Freire estava surfando na praia de Nazaré em Portugal ondas entorno de 20 pés (7 metros) quando caiu na onda. Os socorristas foram acionados e quando chegaram ele estava sofrendo uma parada cardiorrespiratória e infelizmente após várias tentativas de reanimá-lo, ele foi a óbito.

"Lamentavelmente, nenhuma das manobras de suporte de vida teve sucesso, acabando o óbito por ser declarado no local", disse Mário Lopes Figueiredo, comandante da Capitania de Nazaré, à Agencia Lusa.

PORTUGAL , Márcio Freire surfista brasileiro de ondas gigantes sofreu um acidente ao descer de um dos "paredões" da praia do Norte, em Nazaré Portugal, Credito Márcio Freire no Instragram - Instragram

Marcio Freire 47 anos, era conhecido como integrante dos Mad Dogs, juntamente com Danilo Couto e Yuri Soledade, foi um dos pioneiros a surfar a onda de Jaws - Ilha de Maui - Havaí. Muitos consideram essa onda como a mais temida onda havaiana, naquele momento (anos 2.000) era surfada por Windsurfers e o pessoal do tow-in, ninguém se arriscava sem equipamentos de segurança, sem ajuda de velas ou jet sky, mas Marcio e seus amigos droparam essas montanhas de água com a força dos braços, remando o mais forte possível, era surreal para aquele momento.

Como bom baiano Marcio era de sorriso fácil, transmitia calma e era um cara simples e amigável. Será para sempre um ídolo e uma referência. Extremamente respeitado por todos estava sempre disposto a ajudar e passar o seu conhecimento. No documentário " MAD DOGS" que retrata um pouco essa trajetória, Marcio diz que não viveu especificamente do surfe, ou seja, não teve talvez o retorno financeiro que caras desse tamanho merecem, mas ele viveu para o surfe. Era um verdadeiro surfista de alma e com um amor ao surfe do tamanho das ondas que surfava.

Em Nazaré as ondas já foram surfadas acima dos 20 metros e por isso os melhores surfistas de ondas grandes montaram suas bases por lá. Maya Gabeira, Carlos Burle, Pedro Scooby, Lucas Chumbo, Alemão de Maresias, Vini dos Santos ente outros estão sempre por lá na temporada. Muitos moram em Portugal e se preparam para a chegada da temporada de grandes ondas.

Nesse dia fatídico as ondas estavam em torno de 7 metros, considerada pequena para essa turma acostumada com ondas maiores. Mas foi em uma onda dessas que Marcio nos deixou para surfar ondas em outro lugar.

Nazaré fez a sua primeira vítima fatal, muitos já se machucaram feio por lá, todos lembram da Maya Gabeira sendo resgatada quase sem vida por Carlos Burle e sendo reanimada na areia da praia. Muitos acidentes aconteceram por lá, mas até então nenhum fatal.

Quando acontece esse tipo de situação tudo parece precisar ser repensado, mas o limite do surfe de ondas grandes é difícil de limitar. Os equipamentos de segurança evoluíram, os treinamentos são cada vez mais específicos e a preparação mental é muito trabalhada. É preciso analisar com calma tudo o que aconteceu. Nazaré se tornou muito famosa e desejada, isso fez o crowd aumentar consideravelmente, surfistas e jet-skys tentam se entender enquanto esperam pelas maiores ondas.

Marcio era um cara preparado e super confiante, estava de colete e com certeza checou as condições antes de entrar, talvez tenha sido mesmo uma triste fatalidade e tudo isso será ainda estudado e analisado.

Márcio Freire, você sempre será lembrado pelos amantes do esporte como uma referência e um ídolo. Obrigado por tudo que você fez pelo esporte e espero de coração que você esteja se preparando para dropar altas ondas onde quer que você esteja.

Descanse em paz gigante.

Mahalo e Aloha

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.