Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento
Descrição de chapéu jornalismo mídia

Conferência Global de Jornalismo Investigativo oferece 150 bolsas para jornalistas

As bolsas são para profissionais de países emergentes, inscrições vão até o dia 28 de fevereiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

A 13ª edição da Conferência Global de Jornalismo Investigativo está com inscrições abertas para o edital de bolsas para jornalistas de países emergentes e em desenvolvimento. O evento é organizado pela Global Investigative Journalism Network (GIJN) e acontece entre os dias 19 e 22 de setembro, em Gotemburgo, na Suécia.

A conferência está oferecendo mais de 150 bolsas para viabilizar a participação de jornalistas que venham de países emergentes. Podem concorrer profissionais que trabalham em tempo integral em veículos de mídia impressa, online ou audiovisual de países em desenvolvimento. A lista completa de países elegíveis, que inclui o Brasil, pode ser conferida aqui.

Visão panoramica da cidade de Gotemburgo, Suécia,  a partir da roda gigante no centro.
A 13ª edição da Conferência Global de Jornalismo Investigativo acontecerá em Gotemburgo, na Suécia, entre os dias 19 e 22 de setembro de 2023 - Adobe Stock

As inscrições para o programa de bolsas vão até o dia 28 de fevereiro e podem ser feitas através do formulário disponível aqui. Os selecionados serão informados por e-mail até o dia 1º de maio.

Os candidatos também precisam ter conhecimentos avançados em inglês, pois será o idioma de todas as palestras e workshops do evento, bem como do formulário para inscrição. Experiência em jornalismo investigativo ou de dados será um diferencial para a seleção.

A bolsa cobre os custos com passagens de ida e volta para Gotemburgo, na Suécia, hospedagem para quatro noites, traslado entre o aeroporto e o hotel do evento, jantar de recepção e de cerimônia de premiação, café da manhã e almoço nos dias da conferência, além da taxa de inscrição para o evento.

O apoio financeiro não inclui gastos com outras despesas diárias, nem com taxas para obtenção de vistos necessários.

Após o evento, os profissionais que receberem o incentivo financeiro deverão produzir e publicar uma reportagem ou apresentação sobre a conferência ou o que foi aprendido no evento.

A Conferência Global de Jornalismo Investigativo é o maior evento do mundo, que reúne repórteres e editores que trabalham com investigação e jornalismo de dados. O encontro ocorre a cada dois anos e tem a participação de mais de 1.500 profissionais vindos de 120 países.

Na programação do evento deste ano estão marcados cerca de 150 palestras e workshops, treinamentos sobre ferramentas e técnicas atualizadas, além de sessões de networking e brainstorming.

Entre as temáticas abordadas estão técnicas de pesquisa online, práticas para colaboração internacional e ferramentas para jornalismo de dados. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.