Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento

Serrapilheira abre edital para financiar podcasts liderados por pessoas negras

Selecionados passarão por treinamento com a participação de professores e palestrantes convidados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Instituto Serrapilheira, entidade de promoção da ciência no Brasil, abriu edital para financiar projetos de podcasts liderados por pessoas negras de todo o país. Os selecionados irão participar de um programa de treinamento com especialistas da área e receberão até R$ 55 mil para a produção de uma temporada.

Um homem gravando um podcast em sua mesa de trabalho. Na sua frente, há um microfone e dois monitores. Ele usa um fome de ouvido.
Instituto Serrapilheira vai apoiar oito projetos de podcasts liderados e produzidos majoritariamente por pessoas negras - Unsplash

Com foco em ciência e método científico, o edital busca até oito projetos, com histórias em português, nas áreas de ciências da vida, geociências, física, química, ciência da computação ou matemática, segmentos apoiados pelo instituto. As inscrições vão até as 16h do dia 14 de maio.

Serão consideradas somente propostas de candidatos autodeclarados como pessoa negra (preto ou pardo) e cujas equipes sejam majoritariamente negras.

A seleção é aberta a diversos formatos, porém, projetos com roteiros estruturados terão prioridade sobre propostas de conversas improvisadas ao vivo. A avaliação será realizada por um comitê externo composto por profissionais da indústria de podcasts.

O treinamento, realizado pelo Laboratório 37, especializado em comunicação em áudio e responsável pelo podcast 37 Graus, consistirá em duas aulas online semanais de duas horas à noite, durante sete semanas entre setembro e outubro. Haverá também uma etapa presencial, com imersão de quatro dias em cidade a definir.

Bia Guimarães, jornalista com mestrado em divulgação científica e cultural pela Unicamp, e Sarah Azoubel, bióloga, fundadoras do Laboratório 37, serão as professoras do treinamento.

O objetivo é aprimorar habilidades técnicas e editoriais dos produtores, com a participação de professores e palestrantes convidados. O prazo final para publicação das temporadas é em abril de 2025.

O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis na página do Instituto Serrapilheira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.