Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento

Congresso da Abraji discute crise climática, IA e cobertura eleitoral

Evento oferece mais de 100 atividades e acontece entre 11 e 14 de julho, em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) terá inteligência artificial, cobertura de conflitos e a crise climática como alguns dos principais temas de suas mesas. O evento está programado para acontecer entre 11 e 14 de julho, em São Paulo.

As eleições municipais de 2024 também nortearão parte das atividades, que incluem palestras, debates e oficinas. Ferramentas para combater deepfakes e regras eleitorais serão alguns dos assuntos abordados.

Outra mesa direcionada à preparação de jornalistas para o pleito de outubro terá como objetivo explicar como ler e divulgar pesquisas eleitorais e contará com a presença da diretora do Datafolha, Luciana Chong.

Em um ambiente de conferência, participantes focados anotam informações importantes em seus cadernos, capturando os insights compartilhados por um palestrante fora de cena.
Congresso da Abraji terá atividades presenciais e online - Unsplash

Em relação à cobertura climática e ambiental, haverá paineis sobre a COP30 e desafios ao exercer jornalismo investigativo na Amazônia. O Congresso debaterá ainda a formação de comunicadores indígenas e como reportar pressões e ameaças a povos indígenas.

Um dos paineis discutirá a situação dos yanomamis um ano após a denúncia sobre a crise sanitária e humanitária que atingiu a comunidade. Davi Kopenawa, líder político do povo Yanomami e coautor do livro "A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami", será o palestrante; a mediação será feita por Kátia Brasil, co-fundadora e editora executiva da agência Amazônia Real, e pela jornalista e escritora Sônia Bridi.

Além de atividades presenciais, o evento terá cursos online. Em "Como cobrir conflitos como o de Gaza: o que fazer e o que não fazer?", por exemplo, o jornalista Sherfi Mansour, especializado em conflitos no Oriente Médio, explicará aspectos para garantir a profissionais de mídia uma cobertura equilibrada e segura de guerras.

Os valores dos ingressos para participar das palestras e oficinas vão de R$ 50,00 a R$ 480,00, a depender do tipo de ingresso e da quantidade de dias. As inscrições podem ser feitas pelo site do Congresso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.