O Mundo É uma Bola

O Mundo É uma Bola - Luís Curro
Luís Curro
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Capitão Messi tentará na final quebrar escrita de 68 anos em Copas

Só duas vezes um atacante capitaneou sua seleção rumo ao título; Giuseppe Meazza, em 1938, e Fritz Walter, em 1954

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Capitão Messi." Deveria ser nome de filme, de documentário, de livro. A Argentina ganhando a Copa do Mundo, um dia será, alguém terá essa ideia (mesmo eu já tendo tido, e não ganharei nada por isso).

Fica difícil torcer contra. Não contra o filme hoje imaginário, mas contra os argentinos triunfarem no Qatar. Eu torço a favor, única e exclusivamente para que o capitão Messi erga a taça no estádio Lusail.

Do jeito que Messi está jogando neste Mundial, em sua última participação em um (este é o seu quinto), comendo a bola aos 35 anos, é quase compulsório desejar que ele ganhe. Recompensa justa e merecida a um dos maiores gênios, do alto do seu 1,70 m, que o futebol já viu (e ainda vê).

O capitão da seleção argentina, Lionel Messi, comemora seu gol diante da Croácia na semifinal da Copa do Qatar, no estádio Lusail; ele está de costas e usa a camisa 10 da Argentina
O capitão da seleção argentina, Lionel Messi, comemora seu gol diante da Croácia na semifinal da Copa do Qatar, no estádio Lusail - Jack Guez - 13.dez.2022/AFP

Acontecendo, o craque se tornará o 22º capitão diferente, em 22 edições de Copa, a colocar as mãos no troféu antes de compartilhá-lo com os companheiros.

Messi capitão, caso triunfe, fará a Copa presenciar algo raro desde 1930, quando o Uruguai sediou o torneio inaugural. Só duas vezes, de 21, um atacante de ofício capitaneou sua seleção no jogo do título. O primeiro, em 1938; o segundo e último, em 1954.

No terceiro Mundial, o da França, a Itália, que ganhara quatro anos antes em casa, faturou o bi diante da Hungria tendo como capitão Giuseppe Meazza (1910-1979).

Jogador que dá o nome ao estádio utilizado para os jogos de Milan e Inter de Milão (clubes que ele defendeu), Giuseppe Meazza é uma lenda do futebol, considerado um dos melhores da Itália, ao lado de Paolo Maldini, Roberto Baggio, Franco Baresi e Gianluigi Buffon.

Foi de Giuseppe Meazza o segundo gol italiano na vitória por 2 a 1 sobre o Brasil na semifinal, em Bordeaux –de pênalti, e o único dele naquela Copa.

Observados pelo árbitro Georges Capdeville, o italiano Giuseppe Meazza, capitão da Itália, cumprimenta o húngaro Gyorgy Sarosi antes da decisão da Copa de 1938, em Colombes (Grande Paris)
O italiano Giuseppe Meazza (esq.), capitão da Itália, cumprimenta o húngaro Gyorgy Sarosi antes da decisão da Copa de 1938, em Colombes (Grande Paris) - 19.jun.1938/AFP

No quinto Mundial, na Suíça, a campeã Alemanha Ocidental, que superou a Hungria de Puskás na decisão, tinha como capitão Fritz Walter (1920-2002), autor de três gols nessa Copa, sendo dois de pênalti.

A exemplo de Giuseppe Meazza, Fritz Walter, que teve a carreira interrompida para lutar por seu país na Segunda Guerra, batiza um estádio de futebol, o do Kaiserslautern, o único clube pelo qual atuou na carreira, marcando 357 gols em 364 partidas.

Ele está no rol dos grandes atacantes alemães, como Rummenigge, Völler, Seeler, Klose e Gerd Müller.

O alemão Fritz Walter, capitão da Alemanha Ocidental, segura a Taça Jules Rimet enquanto é carregado por torcedores depois da vitória sobre a Hungria por 3 a 2 na decisão da Copa de 1954, no estádio Wankdorf, em Berna, na Suíça
O alemão Fritz Walter, capitão da Alemanha Ocidental, com a Taça Jules Rimet depois da vitória contra a Hungria na decisão da Copa de 1954, no estádio Wankdorf, em Berna (Suíça) - 4.jul.1954/Divulgação

Os demais capitães de seleções vencedoras em Copas eram meias (duas vezes), volantes (três vezes, incluindo Dunga), laterais (três vezes, incluindo Cafu e Carlos Alberto), zagueiros (sete vezes, incluindo Bellini e Mauro) ou goleiros (quatro vezes).

Mesmo os dois camisas 10 (a mesma usada por Messi) que ergueram a Taça Fifa, apesar de irem constantemente à frente e fazerem gols, não eram atacantes, e sim meias.

Em 1986, no México, Diego Maradona, compatriota de Messi, jogava atrás de Burruchaga e Valdano, e o mesmo aconteceu na Itália, em 1990, quando Lothar Matthäus, que rivalizou com Maradona na final, tinha à frente dele Klinsmann e Völler, além de Littbarski.

Assim, o capitão Messi terá de quebrar no domingo (18) uma escrita de 68 anos, segundo a qual atacante não ergue a taça da Copa, para ser campeão do mundo.

No Qatar, 11 atacantes, além de Messi, usaram a tarja de capitão, entre eles estrelas como Kane (Inglaterra), Lewandowski (Polônia), Bale (País de Gales), Son (Coreia do Sul) e Cristiano Ronaldo (Portugal). Todos sucumbiram.

No estádio Lusail, será o capitão Messi contra o capitão Lloris, goleiro da fortíssima França, atual campeã do mundo, de Mbappé, Giroud, Griezmann, Varane. Que passou por Marrocos na semifinal.

Ladeado por Giroud e Mbappè, o goleiro Lloris, capitão da França, que está com uniforme amarelo, beija a Taça Fifa depois da vitória sobre a Croácia na final da Copa de 2018, no estádio Luzhniki, em Moscou
Ladeado por Giroud (esq.) e Mbappè, o goleiro Lloris, capitão da França, beija a Taça Fifa depois da vitória sobre a Croácia na final da Copa de 2018, no estádio Luzhniki, em Moscou - Kai Pfaffenbach - 15.jul.2018/Reuters

Lloris é o capitão que levantou a taça na Copa antes desta, a da Rússia, em 2018. O camisa 1 já sentiu esse sabor doce e fará de tudo para repetir o deleite –seria o primeiro jogador bicampeão como capitão.

"Capitão Messi x Capitão Lloris". Outro bom título para filme. Será um grande duelo. Torcerei para Messi, mas que vença o melhor.

A seguir, a lista de todos os capitães campeões em Copas do Mundo.

  • Uruguai-1930 - Jose Nasazzi (Uruguai) - zagueiro
  • Itália-1934 - Gianpiero Combi (Itália) - goleiro
  • França-1938 - Giuseppe Meazza (Itália) - atacante
  • Brasil-1950 - Obdulio Varela (Uruguai) - volante
  • Suíça-1954 - Fritz Walter (Alemanha) - atacante
  • Suécia-1958 - Hilderaldo Bellini (Brasil) - zagueiro
  • Chile-1962 - Mauro Ramos (Brasil) - zagueiro
  • Inglaterra-1966 - Bobby Moore (Inglaterra) - zagueiro
  • México-1970 - Carlos Alberto (Brasil) - lateral
  • Alemanha-1974 - Franz Beckenbauer (Alemanha) - zagueiro
  • Argentina - 1978 - Daniel Passarella (Argentina) - zagueiro
  • Espanha-1982 - Dino Zoff (Itália) - goleiro
  • México-1986 - Diego Maradona (Argentina) - meia
  • Itália-1990 - Lothar Matthäus (Alemanha) - meia
  • EUA-1994 - Dunga (Brasil) - volante
  • França-1998 - Didier Deschamps (França) - volante
  • Coreia/Japão-2002 - Cafu (Brasil) - lateral
  • Alemanha-2006 - Fabio Cannavaro (Itália) - zagueiro
  • África do Sul-2010 - Iker Casillas (Espanha) - goleiro
  • Brasil-2014 - Philipp Lahm (Alemanha) - lateral
  • Rússia-2018 - Hugo Lloris (França) - goleiro

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.