Ora Pois

Um olhar brasileiro sobre Portugal

Lisboa terá bicicletas grátis para quem tem passe mensal de transporte público

Rede Gira tem 146 estações e cerca de 1.600 bikes, a maioria elétricas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisboa

Moradores de Lisboa que tenham uma assinatura mensal para a utilização de transportes públicos terão direito a aproveitar gratuitamente a rede de bicicletas compartilhadas da cidade.

O sistema de bikes lisboeta, batizado como Gira, tem atualmente 146 estações e cerca de 1.600 bicicletas, a maioria elétricas: mais adequadas para encarar as muitas ladeiras da capital de Portugal.

Imagem mostra homem sozinho andando de bicicleta por uma rua vazia do centro de Lisboa
Homem anda de bicicleta elétrica no centro de Lisboa, que acaba de criar um plano gratuito de mobilidade para moradores com assinatura mensal de transporte público - Patrícia de Melo Moreira 29.abr.2022/AFP

O prefeito de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou que a integração entre os transportes públicos e as bicicletas é "um passo na descarbonização" da cidade, que tem a ambição de se tornar neutra em carbono até 2030.

O político, que faz parte do partido de centro-direita PSD, já foi alvo de críticas por parte de ciclistas por ter defendido mudanças na ciclovia de uma das vias mais importantes da cidade, a av. Almirante Reis.

Disponível apenas para quem reside em Lisboa, o serviço gratuito de bicicletas precisará de uma inscrição especial.

Jovens com até 23 anos e idosos com mais de 65 anos, que já têm direito a usar os transportes públicos da cidade sem pagar, poderão se inscrever no sistema direto pelo aplicativo.

Os demais usuários precisam solicitar o serviço em um dos postos de atendimento da EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa), que faz a gestão da rede de bicicletas. É preciso ter uma assinatura mensal válida do passe Navegante, que dá acesso ao sistema de transportes públicos da grande Lisboa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.