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Descrição de chapéu Interior de São Paulo

Trem turístico no interior de São Paulo ganha locomotiva de R$ 3,5 mi

Ela será utilizada no Trem Republicano, rota que liga as estâncias turísticas de Salto e Itu

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O Trem Republicano, que completou em dezembro dois anos de inauguração, ganhou uma nova locomotiva de R$ 3,5 milhões para as operações entre as estâncias turísticas de Itu e Salto, no interior de São Paulo.

O trem percorre um trajeto de 7,6 quilômetros entre os dois municípios, passando por trechos com muitas áreas verdes em que os turistas recebem relatos sobre a importância histórica da região na Proclamação da República e presenciam apresentações artísticas. É um dos três trens turísticos intermunicipais existentes em São Paulo.

Nova locomotiva usada pelo Trem Republicano, no interior de São Paulo; trem faz o percurso entre Salto e Itu
Nova locomotiva usada pelo Trem Republicano, no interior de São Paulo; trem faz o percurso entre Salto e Itu - Mário Chaves

A operação é privada, feita pela Serra Verde Express, que já mantém o trem entre Curitiba e Morretes, na Serra do Mar paranaense, e que comprou a locomotiva, fabricada na década de 1960.

A locomotiva usada até então no roteiro turístico paulista pertence à ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) e, no passado, atendia a Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Pintada predominantemente nas cores azul e amarela, ela será substituída pelas cores do Trem Republicano, principalmente azul escuro.

O diretor-presidente da Serra Verde, Adonai Aires de Arruda, disse que o equipamento comprado é 50 anos mais novo que o atual e que há previsão de aumento da demanda de passageiros neste ano.

O trem opera com quatro carros de passageiros, homenageando figuras históricas do país.

O vagão boutique leva o nome do ator Anselmo Duarte, natural de Salto e que morreu em 2009 aos 89 anos. É o mais sofisticado dos carros de passageiros e tem adaptações que permitem que o turista leve seus animais de estimação no passeio.

Já o vagão econômico leva o nome do ex-presidente Prudente de Morais, que governou o país entre 1894 e 1898 e foi o primeiro civil a ser presidente do país e também o primeiro eleito por voto direto.

O terceiro carro de passageiros tem como nome Olímpia Fonseca de Almeida Prado, dona com o marido, Carlos Vasconcelos de Almeida Prado, do sobrado onde houve a Convenção de Itu, no século 19.

O quarto, e mais recente, foi inaugurado em dezembro de 2021 e homenageia o ex-presidente Michel Temer (MDB). A Faculdade de Direito de Itu abriga, desde 2018, o Centro de Memória Michel Temer.

Segundo Arruda, a procura dos turistas pelo trem cresceu de forma gradativa, mas foi atrapalhada no início pela pandemia de Covid-19. Das 550 viagens previstas para 2020, por exemplo, só 65 ocorreram.

A previsão para 2023 é atingir ao menos 6.000 passageiros por mês. O trem opera de sexta-feira a domingo e tem capacidade para transportar até 200 passageiros por viagem.

17 ANOS DE HISTÓRIA

A chegada da nova locomotiva é mais um capítulo numa história iniciada em 2005 pelas duas cidades turísticas.

Em 2007, dois anos após o surgimento da ideia do trem ligando as duas cidades, foi conquistada a primeira vitória rumo à realização do projeto, quando a rodovia Engenheiro Herculano Godoy Passos foi construída deixando uma passagem sob ela para o trem.

Um consórcio entre as duas prefeituras foi criado em 2008, quando conseguiram verba de R$ 4 milhões do Ministério do Turismo (R$ 9,4 milhões, corrigidos pelo IPCA) para a execução. Em 2010, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) concedeu os trilhos para a execução da ferrovia, ligando as estações ferroviárias das duas cidades.

Uma empresa chegou a construir dois quilômetros de trilhos, mas as obras pararam em 2012 devido ao atraso no repasse da verba federal. A empresa contratada desistiu do projeto.

Em 2014, uma nova licitação foi feita para contratar outra empresa e, no mesmo ano, começaram as reformas das estações. Uma nova paralisação ocorreu em 2016, com a falta de novos repasses, e a construção foi retomada em 2018.

Mas faltava uma "peça" importante durante todo o processo: uma locomotiva. O consórcio conseguiu, em 2017, liberação do Dnit de uma que estava abandonada ao lado da estação ferroviária de Ribeirão Preto e foi buscá-la.

A maria-fumaça, que já tinha sido colocada numa carreta para deixar a cidade, porém, permaneceu em Ribeirão após uma decisão da Justiça.

Por fim, o consórcio decidiu publicar uma concorrência para a concessão da ferrovia, que foi vencida pela Serra Verde. Ela, por sua vez, fez uma parceria com a ABPF, que levou para o Trem Republicano uma de suas locomotivas a diesel que fazem parte do acervo da associação em Campinas.

Diretor administrativo da ABPF Campinas, Hélio Gazetta Filho disse que o acordo inicial com a Serra Verde Express terminou no mês passado, mas foi prorrogado por pelo menos mais três meses.

Provavelmente, a locomotiva que hoje está em Itu e Salto deverá retornar para Campinas para ser usada na maria-fumaça Campinas-Jaguariúna.

Além delas, ainda há o Trem de Guararema em funcionamento no interior paulista. Esses dois trens são operados pela ABPF.


Trem Republicano
Rota: entre Itu e Salto, no interior de São Paulo
Datas: 6ª a dom., às 9h e 14h (saídas de Itu) e 11h e 16h (saídas de Salto)
Duração: 40 minutos
Preços: de R$ 52 a R$ 199; moradores das duas cidades, crianças e idosos pagam meia

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