Folha e Fapesp terão programa de TV de divulgação científica

Ciência Aberta, que estreia no dia 3, terá transmissão ao vivo

São Paulo

Estreia na próxima terça-feira (3) o programa Ciência Aberta, fruto de parceria entre a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Folha

O objetivo da série, que terá exibição mensal, é divulgar resultados de projetos de pesquisa financiados pela fundação e levar informações sobre a importância da ciência ao público não especializado no tema. 

Montado no auditório da Fapesp, o cenário feito de domos terá projeções interativas em vídeo mapping
Montado no auditório da Fapesp, o cenário feito de domos terá projeções interativas em vídeo mapping - Divulgação

“Com o programa, esperamos responder à inquietação de que o que os cientistas fazem é incompressível e mostrar que não só é compreensível como pode beneficiar as pessoas. A série será uma maneira de os cientistas se comunicarem mais com a sociedade”, afirma José Goldemberg, presidente da Fapesp.

O programa será transmitido ao vivo pelo site da Folha, e pelo site e Facebook da Fapesp às 15h. Em cada episódio, três especialistas debaterão um assunto com mediação da jornalista Sabine Righetti

Na primeira edição, o tema será obesidade, com a participação de Lício Veloso, coordenador do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades da Fapesp, Carlos Augusto Monteiro, coordenador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Saúde e Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, e Sophie Deram, nutricionista franco-brasileira doutora pela Faculdade de Medicina da USP.

Também a partir do dia 3 de abril, a Folha passará a publicar reportagens da Agência Fapesp, a agência de notícias da fundação. 

O site e os boletins produzidos pelo serviço contêm notícias, entrevistas e reportagens especiais sobre assuntos que dizem respeito à política científica e tecnológica e à divulgação de resultados de pesquisas desenvolvidas no Brasil e no exterior.

O jornal também publicará os textos em inglês e espanhol da Agência Fapesp no canal Folha Internacional. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.