Emojis podem salvar pessoas de terremotos, dizem cientistas

Campanha quer emoji de terremoto para que centros de alerta de desastres o enviem por SMS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lucas Baranyi
São Paulo | UOL

Eles são divertidos e ajudam muita gente a se expressar virtualmente. Agora um grupo de cientistas acredita que os emojis podem ajudar a salvar vidas também. 

Pesquisadores especializados em terremotos de vários países, como França, Costa Rica, EUA e Reino Unido, iniciaram a campanha "Emojiquake" (quake significa tremor) para criar o emoji de terremotos. 

 

Segundo eles, um emoji específico poderia ser usado por centros de alerta de desastres, que costumam enviar mensagens de SMS para os celulares da região afetada --universal, o emoji poderia quebrar barreiras linguísticas e avisar pessoas que estão em territórios estrangeiros

Além da oficialização da campanha, criou-se uma competição para definir o símbolo vencedor. Qualquer um pode participar. Os interessados podem enviar suas sugestões pelo email emojiquake@gmail.com até o dia 14 de julho. 

Os critérios para a seleção são os seguintes: o emoji precisa evocar a ideia de um terremoto, claramente representando um movimento de terra; ser o menos complexo possível; ser universal e não lembrar, de forma alguma, outro emoji já criado.

Os finalistas serão colocados para votação no próprio Twitter. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.