Carros autônomos enfrentam dilemas éticos em situações de risco

Indústria precisa ensinar máquina a lidar com escolhas como quem matar em um acidente

São Paulo

Imagine a seguinte situação: um carro autônomo dirige por uma rua. De repente, uma criança descuidada entra rapidamente na frente do automóvel e os freios falham.

Existem três possibilidades de reação: o carro pode seguir adiante e matar a criança, pode desviar para a esquerda e matar quatro pessoas que aguardam em um ponto de ônibus, ou à direita, atingindo um muro e matando o motorista.

Responda rápido: qual decisão o automóvel deve tomar?

O dilema moral não é novo. No problema criado na década de 1960, conhecido como o “Problema do Trólebus”, uma pessoa está diante de uma alavanca que desvia os trilhos do bonde. Se seguir reto, ele passará por cima de quatro pessoas. Se a pessoa puxar a alavanca, no caminho alternativo há apenas uma pessoa.

Uma variação mais cruel do problema conta que a pessoa sozinha no caminho é o filho pequeno do sujeito na alavanca.

O dilema do carro autônomo é um dos grandes debates sobre ética e inteligência artificial. Como ensinar a máquinas decisões morais e qualitativas? Como ensinar a um carro quem escolher para matar? 

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) criaram um game online, A Máquina Moral, que apresenta milhões de variações de cenários e personagens com características como idade, importância social, gênero e até espécie, já que inclui cães e gatos.

Em um artigo publicado na revista Nature, os cientistas analisaram cerca de 40 milhões de respostas de usuários em 233 países e concluíram que as pessoas preferem salvar crianças a idosos, pessoas atléticas a obesas, cachorros a criminosos e gatos.

A discussão não vem sem propósito. Com o crescente desenvolvimento de carros autônomos pela indústria, o Departamento de Transportes dos EUA pediu aos fabricantes explicações técnicas de como seus automóveis lidam com questões éticas.

O teste do MIT está aqui, em português.

Quem deveria ser salvo de um carro autônomo

Segundo pesquisa do MIT com 40 milhões de respostas, por ordem de preferência

1. Carrinho de bebê
2. Menina
3. Menino
4. Mulher grávida
5. Médico
6. Médica
7. Mulher atlética
8. Executiva
9. Homem atlético
10. Executivo
11. Mulher obesa
12. Homem obeso
13. Morador de rua
14. Homem idoso
15. Mulher idosa
16. Cachorro
17. Criminoso
18. Gato
 


 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.