Após mau tempo, lançamento do SpaceX acontece neste sábado

Após nove anos, EUA voltam a lançar astronautas; este é o 1º realizado por uma empresa privada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mais de nove anos depois, astronautas dos Estados Unidos voltam a realizar voos à órbita terrestre. A previsão é que a viagem aconteça neste sábado (30) às 16h22 (de Brasília) --- o lançamento aconteceria na última quarta-feira (27), porém, devido ao mau tempo, a viagem foi adiada por alguns dias.

Caso a meteorologia continue desfavorável para a viagem, outra data reserva é neste domingo (31).

A novidade é que, pela primeira vez, este será o primeiro voo orbital com tripulação a ser realizado por uma empresa privada, da cápsula Crew Dragon, da SpaceX do empresário sul-africano Elon Musk. A bordo estão dois veteranos da Nasa: Doug Hurley e Bob Behnken.

A missão designada é Demo-2 (a Demo-1 foi em 2019, sem tripulação), rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) e acontece no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Após 19 horas do lançamento, a nave vai atracar na ISS, onde dois russos e um americano esperam por eles.

A missão tripulada é um importante passo para catalisar um mercado privado de órbita terrestre baixa, aberta a turistas e empresas. Musk já pensa no próximos passos e está construindo um enorme foguete, o Starship, para circunavegar a Lua, ou até viajar para Marte e, finalmente, tornar a humanidade uma "espécie que habite vários planetas".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.