Foguete Starship da SpaceX aterrissa com sucesso após quatro tentativas frustradas

Voo de testes na quarta (5) foi grande vitória para a empresa de Elon Musk

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

A SpaceX aterrissou com sucesso seu foguete Starship na quarta (5) em sua quinta tentativa —as últimas quatro tentativas terminaram em explosões.

O voo de testes bem sucedido representou uma grande vitória para a companhia de Elon Musk. "Aterrissagem da nave nominal", ele tuitou. Nominal significa normal nos termos dos voos espaciais.

O teste, porém, não foi totalmente perfeito, porque houve um pequeno incêndio na base do foguete de 50 metros de altura pouco após o pouso. O locutor da SpaceX John Insprucker explicou que isso não é incomum com o combustível de metano usado pelo foguete e acrescentou que os engenheiros ainda estavam resolvendo problemas de projeto.

Pouso da Starship da SpaceX - AFP

Funcionários da empresa apagaram rapidamente as chamas com um canhão d'água, segundo as imagens transmitidas online.

O foguete, batizado de SN15, tinha sido lançado na base de Boca Chica, no sul do Texas, por volta das 17h25 locais (19h25 de Brasília), antes de alcançar os 10 km de altitude e realizar uma série de manobras de voo.

A SpaceX enfrentava pressão extra para ter sucesso com o voo de quarta-feira depois que a Nasa anunciou que uma versão da Starship será usada como módulo de pouso lunar quando a agência espacial americana voltar a enviar humanos à Lua.

Erramos: o texto foi alterado

O nome da base de lançamento é Boca Chica, não Boca China, como constava em versão anterior deste texto. O erro já foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.