Pentágono formará novo grupo para investigar óvnis

Formação do grupo ocorre após a divulgação pelo governo dos EUA de um relatório que inclui 144 observações desses objetos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos disse no final da terça-feira (23) que vai criar um novo grupo para investigar relatos de presença de objetos voadores não identificados (óvnis) no espaço aéreo restrito.

A formação do grupo ocorre após a divulgação pelo governo, em junho, de um relatório que inclui 144 observações desses objetos, segundo o qual faltam dados suficientes para determinar a natureza dos misteriosos objetos voadores.

Cena da série "Óvnis: Investigação Secreta"
Cena da série "Óvnis: Investigação Secreta" - Divulgação

O novo grupo, chamado Airborne Object Identification and Management Synchronization Group (grupo de sincronização de identificação e gerenciamento de objetos aéreos), será dirigido pelo subsecretário de Defesa para Inteligência, o diretor do estado —maior conjunto de autoridades do Gabinete do Diretor da Inteligência Nacional.

A vice-secretária de Defesa, Kathleen Hicks, disse em outro comunicado que a presença de fenômenos aéreos não identificados (UAP na sigla em inglês) em espaço aéreo restrito representa um potencial risco de segurança em voo para tripulações de aeronaves e levanta potenciais preocupações de segurança nacional.

​O novo grupo, que sucederá à Força-Tarefa de Fenômenos Aéreos Não Identificados da Marinha dos EUA, trabalhará para detectar, identificar e atribuir objetos, avaliar e mitigar quaisquer ameaças associadas, disse o Pentágono.

Os militares dos Estados Unidos passaram décadas rejeitando, desmascarando e desacreditando observações de objetos voadores não identificados e "discos voadores" desde os anos 1940.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.