Descrição de chapéu dinossauro Mercosul

Cientistas argentinos descobrem fóssil do maior dinossauro raptor

Megarraptor tinha entre 9 e 10 metros de comprimento e viveu há cerca de 70 milhões de anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires | Reuters

Uma equipe de paleontólogos argentinos que escavavam na Patagônia descobriu os restos do maior dinossauro pertencente à família das aves de rapina já registrado.

O dinossauro, uma nova espécie chamada Maip macrothorax", tinha entre 9 e 10 metros de comprimento, enquanto outros "megarraptores" não tinham mais de nove metros, segundo Mauro Aranciaga Rolando, um dos cientistas que participaram da descoberta.

"Esse animal é de um tamanho muito grande e conseguimos recuperar muitos restos mortais", disse Aranciaga Rolando à Reuters na última quarta-feira (27), quando os fósseis foram exibidos no Museu Argentino de Ciências Naturais Bernardino Rivadavia, em Buenos Aires.

Ossos fossilizados do Maip macrothorax, o dinossauro megarraptor que viveu na Patagônia argentina há 70 milhões de anos
Ossos fossilizados do Maip macrothorax, o dinossauro megarraptor que viveu na Patagônia argentina há 70 milhões de anos - Agustín Marcarian/Reuters

Os fósseis foram descobertos em março de 2019 na província de Santa Cruz, dias antes da aplicação das rígidas restrições da pandemia de Covid-19, disse o Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica, do qual fazem parte os especialistas que encontraram o dinossauro.

Dois cientistas japoneses também participaram da expedição argentina.

Devido à pandemia, os paleontólogos inicialmente tiveram que distribuir os fósseis entre eles e analisá-los em casa.

Outros ossos fossilizados do Maip macrothorax que estão sem exposição no Museu de Ciências Naturais de Buenos Aires
Outros ossos fossilizados do Maip macrothorax que estão sem exposição no Museu de Ciências Naturais de Buenos Aires - Agustin Marcarian/Reuters

Acredita-se que o dinossauro carnívoro tenha habitado o que hoje é o extremo sul da Argentina há 70 milhões de anos, durante o período Cretáceo.

Os megarraptores eram animais com um esqueleto ágil, uma cauda longa que lhes permitia manobrar e se equilibrar, pescoço comprido e crânio alongado, com mais de 60 dentes pequenos, disse Aranciaga Rolando, que explicou que os membros pontiagudos do "Maip" eram a arma mais perigosa do animal.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

O paleontologista argentino Mauro Aranciaga Rolando posa para foto com os membros de sua equipe no Museu de História Natural de Buenos Airese os ossos fossilizados do megarraptor
O paleontologista argentino Mauro Aranciaga Rolando (de terno escuro, no fundo) posa para foto com os membros de sua equipe no Museu de História Natural de Buenos Airese os ossos fossilizados do megarraptor - Agustin Marcarian/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.