Descrição de chapéu Eleições 2022 tecnologia

Instituto Serrapilheira declara apoio a Lula no segundo turno das eleições

Instituição é uma das maiores fomentadoras da ciência e do desenvolvimento científico do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em um vídeo divulgado nesta quarta-feira (26) nas redes sociais, Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Instituto Serrapilheira, anunciou o apoio da entidade à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República.

Ele disse que a decisão foi tomada devido ao que classificou como grandes perdas da ciência nacional no governo de Jair Bolsonaro (PL). "Os cortes de verbas, ataques reiterados às informações científicas e a incerteza quanto ao lugar da ciência aumentaram o êxodo de cientistas. Quando um talento vai embora, o Brasil inteiro perde", publicou o instituto no Twitter.

Lula discursa em encontro com representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em São Paulo
Lula discursa em encontro com representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em São Paulo - Carla Carniel/Reuters

"Gostaria de declarar oficialmente o apoio do instituto à candidatura do Lula. A gente é uma instituição privada que apoia a ciência e a divulgação científica no Brasil. Portanto, nós precisamos do ecossistema rico de fomento à ciência e de fomento à divulgação científica. Ao nosso ver, a única candidatura que garante um apoio à ciência de verdade é a do Lula. Portanto, se vocês acreditam na ciência, se acreditam na construção de um futuro melhor para o Brasil, eu convido vocês, no próximo domingo, a votarem no Lula", afirmou Aguilaniu no vídeo.

Na rede social, o Serrapilheira completou afirmando querer "que o Brasil seja um par, não um pária".

O dirigente do instituto assinou o manifesto "Ciência, Tecnologia e Inovação com Lula", criado pela comunidade científica do país, e convidou os internautas a também assinarem. Até as 23h30 desta quarta, o manifesto somava 14.150 assinaturas de apoio a Lula.

Na última terça (25), em um editorial, a revista científica Nature afirmou que na eleição presidencial atual, classificada pelo periódico como a mais importante desde o fim da ditadura, só há uma escolha para o Brasil e para o mundo e que um segundo mandato de Bolsonaro representaria ameaças à ciência, à democracia e ao meio ambiente.

Em setembro, antes do primeiro turno da atual eleição, um editorial da revista científica Lancet criticou a gestão de Bolsonaro na pandemia e o desrespeito a indígenas e também citou a necessidade de "uma mudança urgente".

O texto da Nature afirma que o presidente brasileiro assumiu o posto negando a ciência, ameaçando os direitos das populações indígenas e promovendo armas como solução para preocupações com segurança. "Bolsonaro foi fiel à sua palavra. Seu mandato foi desastroso para a ciência, para o meio ambiente e para o povo do Brasil —e para o mundo", aponta o texto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.