O último papel de Keanu Reeves? Substância bacteriana que mata fungos

Para os cientistas, 'keanumicinas' têm ação letal comparada ao personagem do ator na franquia 'John Wick'

Emily Schmall

Após a descoberta de que certos compostos bacterianos matam fungos, os cientistas de um instituto de pesquisa alemão foram lembrados de uma ação letal de proporções hollywoodianas: especificamente, Keanu Reeves em seu papel principal na franquia de suspense "John Wick".

Os compostos, que os pesquisadores chamaram de "keanumicinas", eliminaram os fungos nocivos às plantas e aos humanos com precisão mortal.

"Keanu Reeves desempenha muitos papéis icônicos nos quais é extremamente eficiente em 'desativar' seus inimigos. As keanumicinas fazem o mesmo com os fungos", disse o doutor Pierre Stallforth, um dos pesquisadores e professor de paleobiotecnologia no Instituto Leibniz de Pesquisa de Produtos Naturais e Biologia de Infecções em Jena, na Alemanha.

O ator Keanu Reeves fala sobre o filme 'John Wick 4' no festival CinemaCon 2022, em Las Vegas - Valerie Macon - 28.abr.22/AFP

Um assessor de Reeves não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Mas a empresa de entretenimento Lionsgate, distribuidora dos filmes "John Wick", realizou um fórum de perguntas e respostas no Reddit com Reeves no fim de semana, no qual ele descreveu sua reação à descoberta que leva seu nome.

"Eles deveriam tê-la chamado de John Wick", disse ele. "Mas isso é muito legal… e surreal para mim. Mas, obrigado, pessoal cientista! Boa sorte e obrigado por nos ajudarem."

Os compostos bacterianos são eficazes contra doenças fúngicas de plantas e fungos que afligem os seres humanos, segundo descobertas publicadas em janeiro no The Journal of the American Chemical Society.

Eles deveriam tê-la chamado de John Wick. Mas isso é muito legal… e surreal para mim. Mas, obrigado, pessoal cientista! Boa sorte e obrigado por nos ajudarem

Keanu Reeves

ator

"As keanumicinas criam buracos na superfície do patógeno e ele 'sangra' até a morte", disse o principal autor do estudo, Sebastian Götze, pesquisador de pós-doutorado em paleobiotecnologia no Instituto Leibniz.

"Como Keanu Reeves em seus muitos papéis de assassino eficiente, as moléculas recém-descobertas também podem, em baixas concentrações, matar diferentes patógenos fúngicos humanos, crivando-os de buracos", disse ele.

No último capítulo de "John Wick", Reeves interpreta um assassino de aluguel aposentado que retorna para perseguir seus adversários.

Os autores prepararam um caldo de bactérias que produzem keanumicina e o aplicaram em uma planta de hortênsia coberta com o fungo Botrytis cinerea, praga comum entre cultivos em estufa, como tomates e morangos.

Eles descobriram que a bactéria enchia o fungo de buracos, libertando a hortênsia da praga e provando que as keanumicinas funcionam de forma eficaz contra uma praga de plantas que causa a podridão do mofo cinzento e todos os anos gera perdas substanciais em colheitas.

Os compostos também funcionam contra a Candida albicans, fungo que ocorre naturalmente no corpo humano e cuja superprodução pode causar infecção.

Um agente natural e biodegradável como a keanumicina pode ser uma alternativa importante aos pesticidas e antibióticos em meio a uma "crise de anti-infecciosos", segundo Götze, ou drogas que previnem ou tratam infecções. Muitos fungos hoje são resistentes a drogas e substâncias que foram usadas para matá-los no passado.

"A resistência contra a maioria dos medicamentos usados para tratar doenças infecciosas está se espalhando pelo mundo", disse Götze. "Se os fitopatógenos fúngicos são resistentes a fungicidas, a produção agrícola diminui, o que pode levar à fome em casos extremos."

As descobertas dos pesquisadores sugerem uma evolução microbiana para lutar contra patógenos predatórios, disse Matthew Nelsen, cientista pesquisador do Field Museum em Chicago, que não participou do estudo.

"Esforços anteriores tentaram explorar esses produtos naturais para uso humano, no combate a patógenos animais e vegetais. No entanto, ao longo do tempo, muitos organismos patogênicos —incluindo fungos— desenvolveram resistência às substâncias químicas que usamos para combatê-los", disse Nelsen. "Consequentemente, precisamos encontrar uma nova maneira de enganá-los ou superá-los."