Descrição de chapéu dinossauro

Tiranossauros provavelmente tinham lábios, segundo estudo

Até agora, acreditava-se que os dentes do T. rex ficassem expostos, semelhantes ao de crocodilos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chris Lefkow
Washington | AFP

"Jurassic Park" e os fabricantes de brinquedos estão equivocados. O Tyrannosaurus rex provavelmente não tinha dentes irregulares que ficavam para fora como nos fizeram crer, mas sim lábios, de acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira (30).

Essa é a conclusão de uma equipe de pesquisadores internacionais, cujas descobertas foram divulgadas pela revista Science.

Animais como os T. rex, os dinossauros terópodes, muito provavelmente tinham algum tipo de lábios, como um tecido macio que cobria sua boca para proteger os dentes, segundo Thomas Cullen, um dos autores do estudo.

Até agora, acreditava-se que esses animais eram mais parecidos com "os crocodilos, com os dentes expostos quando a boca estava fechada e sem lábios", explica Cullen, professor de paleobiologia da Universidade de Auburn.

Ilustração de T. rex, com lábios, engolindo Edmontosaurus
Ilustração de T. rex, com lábios, engolindo um edmontosaurus - Mark P. Witton/Reuters

Suas conclusões não são definitivas, mas Cullen e outros pesquisadores examinaram terópodes de vários museus e seguiram diversas linhas de estudo.

Observaram, por exemplo, o desgaste do esmalte dos dentes de dinossauros e crocodilos, os animais vivos mais parecidos com os terópodes.

"O esmalte, como os dentistas dizem a algumas pessoas, precisa ser mantido saudável e hidratado para estar sadio", explicou Cullen. "Se estiver exposto ao ar por muito tempo, torna-se frágil, é mais propenso a rachar ou adoecer."

Segundo o paleobiólogo, o esmalte na parte externa dos dentes dos crocodilos vivos se desgasta mais rapidamente do que na parte interna, pois eles não têm lábios.

"Quando observamos a espessura do esmalte na parte interna e externa dos dentes dos grandes tiranossauros, não mostram essa configuração como um crocodilo", disse ele, e sim um modelo "mais parecido com um animal que tem lábios (...) A espessura do esmalte é a mesma no lado externo e interno".

Os pesquisadores queriam saber se os dentes dos Tyrannosaurus rex eram tão grandes que não cabiam na boca do dinossauro e os compararam com vários lagartos com lábios.

Alguns desses lagartos têm dentes tão grandes que "parece quase inacreditável que esses dentes possam estar completamente cobertos pelos lábios e, no entanto, estão", afirmou Cullen. "E descobrimos que (...) essa relação de escala é quase idêntica nos dinossauros terópodes."

Cullen reconhece que o famoso filme "Jurassic Park" refletia o que a ciência conhecia na época em que foi produzido, porém desde então "se desviou bastante" em suas tentativas de representar esses dinossauros com precisão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.