Descrição de chapéu América Latina

Gripe aviária se espalha no Chile e mata quase 9.000 animais marinhos

Surto atinge a região norte da costa do país, causando a morte principalmente de lobos-marinhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santiago | AFP

Quase 9.000 lobos-marinhos, pinguins-de-Humboldt, lontras-marinhas, cetáceos menores e um huillín morreram até agora este ano devido à gripe aviária que está afetando severamente a costa norte do Chile.

Os dados do Serviço Nacional de Pesca (Sernapesca), divulgados nesta quinta-feira (25), mostram que a doença —que conseguiu se transmitir para mamíferos marinhos— está presente em 12 das 16 regiões do país.

Agente sanitário do Chile observa leão-marinho morto pela gripe aviária na região de Magallanes; quase 9.000 animais já foram mortos pela doença no país apenas este ano
Agente sanitário do Chile observa leão-marinho morto pela gripe aviária na região de Magallanes; quase 9.000 animais já foram mortos pela doença no país apenas este ano - Sernapesca/AFP

A última espécie afetada é o huillín, um tipo de lontra que também é um mamífero marinho, que encalhou na região de Magallanes, a mais ao sul do país.

"Ao ter uma nova espécie e região confirmadas, ativam-se os protocolos de vigilância ativa da costa, coordenando o enterro dos animais encalhados com as autoridades responsáveis, buscando assim evitar a propagação do vírus", afirmou o diretor nacional em exercício do Sernapesca, Esteban Donoso.

Até agora, no total, "foram contabilizados 7.654 exemplares de lobos-marinhos, 1.186 pinguins-de-Humboldt, 25 lontras-marinhas, 19 marsopas, 12 golfinhos-chilenos e 1 huillín encalhados mortos nas costas do país", informou o Sernageomin (Serviço Nacional de Geologia e Mineração) em um comunicado.

As costas do norte do país são as mais afetadas. No fim de semana passado, nas praias da região de Chañaral, foram encontrados mortos mais de 227 lobos-marinhos e 45 pinguins-de-Humboldt.

No final de março, o Chile relatou o primeiro caso de contágio de gripe aviária em humanos: um homem de 53 anos que teve um quadro de influenza "grave".

De acordo com as autoridades de Saúde do Chile, não há transmissão de pessoa para pessoa. Os humanos contraem a gripe aviária apenas por contato com animais doentes.

O país também detectou o vírus em aves silvestres.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.