Nasa escuta 'batimentos' da Voyager 2 após apagão

Depois de comandos errados da Nasa, sonda havia parado de receber sinais da Terra, mas falha foi corrigida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

A sonda Voyager 2, enviada ao espaço em 1977 e localizada a 19,9 bilhões de quilômetros da Terra, enviou um sinal de seu "batimento cardíaco", informou a Nasa nesta terça-feira (1º), que interrompeu por engano o contato com sua mítica espaçonave.

Uma série de comandos enviados à Voyager 2, em 21 de julho, "inadvertidamente fizeram com que a antena apontasse a dois graus da Terra", informou um laboratório da Nasa em recente atualização.

Isso fez com que deixasse de receber ordens e transmitir dados ao controle da missão, uma situação sem perspectiva de resolução até 15 de outubro, data de uma manobra programada de reorientação automática.

Imagem da sonda Voyager 2, lançada ao espaço em 1977 e que atualmente está fora da heliosfera, a região que o Sol protege ao seu redor
Imagem da sonda Voyager 2, lançada ao espaço em 1977 e que atualmente está fora da heliosfera, a região que o Sol protege ao seu redor - Nasa - 9.ago.02/AFP

A equipe fez, no entanto, um último esforço para restabelecer o contato o mais rapidamente possível com a ajuda da Deep Space Network — um conjunto internacional de antenas de rádio gigantes e de outras que orbitam a Terra —, informou nesta terça-feira à AFP Suzanne Dodd, diretora de projeto da Voyager.

E, para surpresa de todos, funcionou. A resposta é positiva "porque vemos o sinal de 'batimento cardíaco' da espaçonave" lançada para explorar exoplanetas e servir como um farol para a humanidade, declarou Dodd.

"Então sabemos que a espaçonave está viva e funcionando", garantiu. Ela acrescentou que deram novas instruções para que a antena da espaçonave aponte para a Terra, mas há uma "baixa probabilidade" de que funcione.

Como o dia 15 de outubro está longe, a Nasa continuará tentando transmitir ordens.

Concepção artística mostra as sondas Voyager 1 e Voyager 2 na borda do sistema solar em 2012. Em 12 de setembro de 2013, a sonda Voyager 1 oficialmente deixou o sistema solar e, 11 anos depois, está a cerca de 24 bilhões de quilômetros da Terra. A Voyager 2 está a 19,9 bilhões de quilômetros
Concepção artística mostra as sondas Voyager 1 e Voyager 2 na borda do sistema solar em 2012. Em 12 de setembro de 2013, a sonda Voyager 1 oficialmente deixou o sistema solar e, 11 anos depois, está a cerca de 24 bilhões de quilômetros da Terra. A Voyager 2 está a 19,9 bilhões de quilômetros - JPL-Caltech - 19.jun.12/Nasa/AFP

Em 2018, a Voyager 2 deixou a bolha protetora do Sol, chamada heliosfera, para entrar no espaço interestelar.

Antes de deixar o sistema solar, foi a única sonda a passar por Urano e Netuno.

Sua nave irmã, Voyager 1, também lançada em 1977, tornou-se a primeira espaçonave a entrar no espaço interestelar em 2012. Atualmente, ela está a cerca de 24 bilhões de quilômetros da Terra.

As duas sondas carregam gravações de sons e imagens da Terra em placas de ouro e cobre.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.