Por que galáxias expulsam matéria em forma de vento

Fenômeno, observado pela 1ª vez há dois anos, agora foi analisado por meio de uma amostra maior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pierre Celerier
Paris | AFP

As galáxias expulsam matéria para o seu entorno mais próximo na forma de ventos galácticos, aponta estudo publicado nesta quarta-feira (6). Os autores da pesquisa observaram pela primeira vez esse fenômeno em uma grande amostra.

Há dois anos, esse fenômeno foi observado pela primeira vez em uma galáxia, vista de perfil, graças ao instrumento Muse do telescópio VLT, localizado no Chile. Da região central do seu disco, emergiam perpendicularmente dois cones de gás carregado de matéria: os ventos galácticos.

"Podemos, agora, generalizar essa observação em um grande número de estruturas", afirmou Nicolas Bouché, especialista do Centro de Pesquisa Astrofísica de Lyon, França.

O cientista, que também participou das observações de dois anos atrás, é um dos principais autores do estudo, publicado na Nature. O trabalho conclui que o fenômeno dos ventos galácticos parece "comum" em galáxias maciças.

.
Imagens, feitas pelo telescópio Hubble, de 60 galáxias de frente - Reprodução/Guo el at (2023)

Um conjunto de cientistas, sobretudo de institutos europeus, estudou uma amostra de mais de 160 galáxias, vistas de perfil ou de frente, localizadas a mais de 7 bilhões de anos-luz.

O instrumento Muse, um espectrógrafo de campo integral, permite observar a marca de elementos químicos em nuvens de matéria extremamente difusas e de baixa densidade. Com um longo tempo de exposição do telescópio VLT na amostra de galáxias, o Muse permitiu desenhar a forma dos ventos que emergem, detectando o rastro de átomos de magnésio.

Explosões de grandes estrelas

Esses ventos "resultam das explosões de supernovas, estrelas maciças que colapsam no fim de sua vida, a um ritmo de 1 a 10 por século, segundo o tipo de galáxia", explicou Bouché à AFP. "Ao longo de milhões de anos, isso vai se somando, formando ventos galácticos."

Eles escapam da galáxia principalmente por sua região central, onde existe uma concentração maior de estrelas. Ricos em metais procedentes das supernovas, como o magnésio, eles desempenhariam um papel-chave na formação das estrelas dentro das galáxias.

.
Imagens, do telescópio Hubble, de galáxias de perfil; as linhas tracejadas e pontilhadas mostram os eixos maior e menor das galáxias, respectivamente - Reprodução/Guo el at (2023)

"Poderiam levar a uma diminuição da formação de estrelas", ao perturbar o ambiente em que isso acontece, indicou Bouché. Regulariam, ainda, a quantidade de matéria disponível para criar essas estrelas, uma vez que, "quanto mais matéria os ventos galácticos carregam, menos resta para a formação estelar".

O fenômeno parece ocorrer nas galáxias mais comuns, da ordem de 10 bilhões de massas solares, inferior à da Via Láctea.

O próximo enigma a ser resolvido é determinar até onde vão esses ventos, que já foram detectados a distâncias de mais de 30 mil anos-luz. Eles teriam que ser comparados aos halos galácticos, compostos de uma galáxia e de nuvem galáctica que a rodeia, conjuntos que podem atingir dez vezes essa distância.

Trata-se de "saber se esses ventos e a matéria que contêm voltarão a cair (na galáxia, pela atração gravitacional) ou se irão escapar para enriquecer o meio intergaláctico", ressaltou Bouché. Isso em uma escala de tempo que poderia ser quantificada em bilhões de anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.