O lançamento inaugural de um novo foguete americano, o Vulcan Centaur, foi adiado para 8 de janeiro. Inicialmente, o voo que pretende alcançar à Lua estava previsto para ocorrer na véspera de Natal, mas, segundo o grupo ULA (United Launch Alliance), foi preciso mudar a data devido a contratempos.
O anúncio foi feito pelo diretor-geral da ULA, Tory Bruno, nesta quinta-feira (14), no X, antigo Twitter. Mas ele ressaltou que um ensaio geral realizado nesses últimos dias no campo de operações teve bons resultados.
Batizada de Cert-1, a missão lunar decolará de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos. O foguete carregará um módulo de alunissagem da startup americana Astrobotic e as cinzas de dezenas de pessoas, entre as quais as de Gene Roddenberry, criador de "Sart Trek", e das atrizes da série Majel Roddenberry e Nichelle Nichols.
Caso a missão seja bem-sucedida, a ULA pode se tornar a primeira empresa privada a alunissar e a primeira nave espacial americana a realizar o feito desde o fim do programa Apollo.
"Isso é de um certo modo o primeiro gigante passo na campanha dos Estados Unidos e de todos os nossos aliados para voltar à Lua, em última instância, com humanos", declarou Bruno à AFP durante uma entrevista na semana passada.
Segundo ele, para esse primeiro voo, "já é uma ousadia ter uma carga, ainda mais uma que vai para a Lua. Mas queríamos fazer algo grande e obviamente temos muita confiança no projeto do nosso foguete".
No X, Bruno indicou que, durante o primeiro teste, surgiram alguns problemas "rotineiros" com os sistemas terrestres.
Os atrasos fizeram com que se perdesse a janela de lançamento de dezembro e, por isso, a seguinte foi aberta para 8 de janeiro.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.