Índia apresenta os 4 astronautas da sua primeira viagem espacial tripulada

Plano é lançar cápsula no ano que vem; missão custará cerca de US$ 1,1 bilhão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tanvi Mehta
Nova Déli | Reuters

A Índia apresentou na terça-feira (27) os quatro astronautas da sua primeira viagem espacial tripulada. O anúncio ocorre poucos meses depois de o país entrar para o pequeno grupo de nações que concluíram pousos na Lua.

Estima-se que a missão Gaganyaan —nave celeste em híndi— custará cerca de US$ 1,1 bilhão. O plano é lançar no ano que vem uma cápsula espacial para atingir uma altitude de 400 km e, depois, fazê-la amerissar no oceano Índico.

Narendra Modi cumprimenta os quatro astronautas escolhidos para participar da primeira missão tripulada do país ao espaço. Da esquerda para a direita: Prashanth Balakrishnan Nair; Ajit Krishnan; Angad Prathap; e Shubanshu Shukla - @Narendra modi no X

O primeiro-ministro Narendra Modi concedeu aos quatro membros da tripulação, todos oficiais da força aérea, "asas de astronauta" em um centro espacial em Thiruvananthapuram, no estado de Kerala, nesta terça-feira.

Os quatro oficiais são Prashanth Balakrishnan Nair, Ajit Krishnan, Angad Pratap e Shubhanshu Shukla.

No X (antigo Twitter), Modi disse que a Gaganyaan será uma conquista histórica para a Índia. "O tempo é nosso, a contagem regressiva é nossa e o foguete também é", afirmou o primeiro-ministro.

A primeira viagem de um indiano ao espaço aconteceu há quatro décadas. À época, o oficial da força aérea Rakesh Sharma fez o voo em uma missão soviética.

Até hoje, apenas Estados Unidos, Rússia e China enviaram suas próprias missões tripuladas ao espaço.

Astronautas de mais de três dezenas de outros países fizeram viagens espaciais, mas sempre a bordo de missões americanas ou russas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.