Descrição de chapéu astronomia Estados Unidos

Odysseus divulga nova imagem de momentos antes do pouso na Lua

Sonda da Intuitive Machines alunissou na quinta (22), mas ainda não enviou imagens feitas após o pouso no satélite

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A empresa americana Intuitive Machines divulgou nesta segunda-feira (26) uma imagem da sonda Odysseus se aproximando do seu local de pouso na Lua. Ainda não foram divulgadas, porém, imagens feitas pelo módulo já tocando a superfície de fato.

A imagem divulgada foi feita cerca de 35 segundos após uma manobra para alterar a angulação da sonda em relação ao solo lunar.

Uma outra imagem, dessa vez registrada por uma câmera da Nasa, confirmou o local de pouso da sonda americana, dentro de 1,5 km do seu local de pouso pretendido na cratera lunar Malapert A.

Terreno irregular com Sol ao fundo
Imagem feita a partir da sonda Odysseus ao se aproximar do seu local de pouso - Intuitive Machines/AFP

A nave não tripulada, que tem mais de quatro metros de altura, alunissou às 20h23, horário de Brasília, da última quinta-feira (22), tornando-se a primeira empresa privada a pousar na Lua e marcando o retorno dos Estados Unidos ao satélite natural da Terra após mais de 50 anos.

Mas uma série de contratempos, incluindo uma falha no seu sistema de navegação, complicou a descida final e a sonda acabou tombada de lado em vez de permanecer em posição vertical no solo lunar.

"Odysseus continua se comunicando da superfície lunar com os controladores de voo", afirmou a Intuitive Machines nesta segunda (26).

A nave transporta instrumentos científicos da Nasa, que busca explorar o polo sul da Lua antes de enviar astronautas em sua emblemática missão Artemis.

A agência espacial americana passou a atribuir esse serviço a empresas privadas, uma estratégia que visa permitir viagens com maior frequência e menor custo, além de promover o desenvolvimento de uma economia lunar capaz de sustentar a presença humana duradoura na Lua, um dos objetivos do programa Artemis.

O astrônomo Jonathan McDowell contou à AFP que, embora "certamente haja coisas a serem resolvidas para futuras missões", o projeto da Nasa está indo na direção certa. É um "sucesso com pequenos inconvenientes", comentou o especialista em missões espaciais.

Com AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.