Descrição de chapéu América Latina

Recuperação de tesouro 'incalculável' em navio submerso começará em abril

Há três séculos no fundo do mar do Caribe, galeão espanhol San José foi afundado por um esquadrão inglês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

David Salazar
AFP

O governo da Colômbia anunciou, nesta sexta-feira (23), que em abril começará a extração de objetos de "valor incalculável" que fazem parte do tesouro do galeão espanhol San José, submerso há três séculos no mar do Caribe.

Sete anos após a histórica descoberta do navio afundado ao longo da costa de Cartagena, as autoridades começarão a recuperar as peças debaixo d'água, disse o ministro da Cultura, Juan David Correa, à AFP.

O tesouro, cujo valor é estimado em bilhões de dólares, está lá desde junho de 1708, quando o navio à vela foi emboscado e afundado por um esquadrão inglês.

Moedas presentes galeão San Jose, afundado em 1708
Moedas presentes galeão San José, afundado em 1708 - Colombian Army - 10.mai.2022/Reuters

Entre abril e maio, será realizada uma "exploração de alguns materiais que estão superficialmente no leito" do galeão para ver como reagem ao serem retirados da água e preparar a recuperação do restante dos bens, explicou Correa.

Os trabalhos custarão mais de US$ 4,5 milhões (R$ 22,2 milhões) e serão realizados com um robô que desce até 600 metros de profundidade, onde está o navio. Assim, "são extraídas sem modificar e sem agredir o pecúlio, algumas coisas que estão lá", como cerâmicas, conchas e pedaços de madeira, acrescentou o ministro em uma entrevista à AFP a bordo do navio ARC Caribe.

Os especialistas trabalharão a partir desse enorme navio da Marinha em um ponto no mar ainda secreto, para não alertar caçadores de tesouros e piratas sobre a localização da descoberta arqueológica, considerada uma das maiores da história colombiana.

O San José naufragou nas águas próximas a esta cidade caribenha turística e ponto-chave do comércio entre a América e a Espanha durante a época da colonização, após partir de Portobelo, no Panamá, repleto de vasos, joias, pedras preciosas, ouro, prata e canhões.

Correa não especificou se os metais mais valiosos do tesouro, de "valor incalculável" e que "excede qualquer preço monetário", serão extraídos na primeira fase.

"A maioria" dos elementos submersos sofreu uma "alteração física e química", portanto provavelmente se desmancharão ao sair da água, explicou a capitã Alexandra Chadid, pesquisadora da Marinha.

Novo paradigma

Desde que foi localizado em 2015, o galeão tem sido objeto de disputas devido ao alto valor de sua carga de centenas de toneladas.

A Espanha reivindicava o carregamento com base em uma convenção da Unesco da qual a Colômbia não faz parte. Também indígenas bolivianos do povo Qhara Qhara afirmavam que as riquezas foram retiradas de sua terra.

O governo do esquerdista Gustavo Petro, no poder desde 2022, busca retirar o pecúlio do oceano com recursos próprios para contribuir com a ciência e a cultura, à margem de controvérsias relacionadas à distribuição da riqueza.

A intenção é "deixar de considerar que estamos diante de um tesouro pelo qual devemos lutar, como se estivéssemos na era colonial dos piratas que disputavam estes territórios", acrescentou Correa.

O embaixador espanhol em Bogotá, Joaquín de Arístegui afirmou que tem instruções para oferecer à Colômbia um "acordo bilateral" que leve a um "novo paradigma" entre os dois países em prol da "proteção" do galeão.

Os representantes indígenas bolivianos em Cartagena expressaram seu apoio ao projeto de Petro. Agora vão propor a devolução de algumas peças à sua nação, "não só pela questão simbólica, mas mais pela questão espiritual", disse à AFP o líder indígena Samuel Flores.

"Queremos apenas que nossos ancestrais estejam em paz", disse ele.

Litígio

Embora ainda não esteja definido, o governo colombiano projeta que o San José seja acessível ao público por meio de uma exposição virtual com inteligência artificial e que o local onde afundou se torne um destino para pesquisas científicas.

"O mundo pode aprender muitíssimo (...). O galeão é muito interessante do ponto de vista das ideias, da tecnologia, do processo naval, e do ponto de vista humano, porque era habitado por 600 homens", afirmou o arqueólogo português Filipe Castro, da Universidade de Coimbra.

A maior aproximação da aparência do galeão foi uma série de vídeos revelados oficialmente em meados de 2022, filmados por um veículo teleguiado e equipamentos de gravação de alta tecnologia que permitiram ver na escuridão do fundo do mar.

O anúncio do governo sobre o início da extração coincide com uma nova controvérsia, um litígio entre o Estado colombiano e a empresa americana Sea Search Armada perante o Tribunal Permanente de Arbitragem.

A empresa alega ter encontrado o galeão antes, portanto, reivindica direitos sobre 50% do tesouro, cujo valor é estimado em até 20 bilhões de dólares (98 bilhões de reais), segundo a reclamação.

Paula Robledo, diretora da Agência Jurídica do Estado colombiano, classificou essa reivindicação de "grotesca" e "frívola", e anunciou ações de defesa legal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.