Praça circular descoberta no Peru é tão antiga quanto pirâmides do Egito, dizem cientistas

Espaço para cerimônias da comunidade foi achado em 2018, mas pandemia atrapalhou trabalhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lima (Peru) | AFP

Uma praça circular de pedra descoberta no Peru tem 4.750 anos, um período tão remoto quanto as pirâmides do Egito e o monumento megalítico de Stonehenge.

A datação foi informada por cientistas, a partir de testes de radiocarbono, nesta quinta-feira (22).

"A praça circular megalítica tem 4.750 anos, o que quer dizer 2.700 antes de Cristo", disse à AFP a arqueóloga Patricia Chirinos em Cajamarca.

A descoberta remonta ao ano de 2018, mas somente neste mês os pesquisadores conseguiram confirmar a idade e importância do local, após os trabalhos serem atrasados por causa da pandemia.

Estrutura circular
Cientistas descobrem praça circular megalítica de 4.750 anos em um sítio de escavação na área montanhosa do sítio arqueológico de Callacpuma, a 8 km da cidade de Cajamarca, nos Andes do norte do Peru - Ministério da Cultura do Peru/AFP

A estrutura circular se localiza nas áreas montanhosas do sítio arqueológico de Callacpuma, a 8 km da cidade de Cajamarca, que fica a 800 km ao norte de Lima.

O local se carateriza por sua construção única de grandes pedras colocadas verticalmente, que formam uma estrutura de aproximadamente 20 metros de diâmetro com dois muros concêntricos.

"Era um espaço para cerimônias da comunidade. Isso nos diz que, há cerca de 5.000 anos, os antigos cajamarquinos realizavam cerimônias no alto desses morros", explicou Chirinos.

A diretora de Projeto de Pesquisa Arqueológica indicou que essa descoberta é muito importante para a pré-história de Cajamarca e do Peru porque "não se sabia que esse tipo de estrutura era tão antiga".

O Ministério da Cultura declarou em um comunicado que "oferendas de cerâmica, fragmentos de cristal de quartzo, sodalita, antracite e miniaturas de pedra foram encontradas" nos arredores da praça.

A descoberta não chega a ser a mais antiga do Peru,. A cidadela de Caral tem 5.000 anos e é considerada a civilização mais remota da América e uma das mais antigas do mundo junto as da Mesopotâmia, Egito, China, Índia e Creta.

A pesquisa foi liderada por Chirinos e pelo arqueólogo americano Jason Toohey, da Universidade do Wyoming.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.