Descrição de chapéu Estados Unidos Rússia

SpaceX lança oitava tripulação para missão espacial de longa duração

Astronautas devem permanecer na ISS até o final de agosto para realizar experimentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cabo Canaveral | Reuters e AFP

Um foguete da SpaceX decolou dos Estados Unidos no início da madrugada desta segunda-feira (4), levando três americanos e um russo para a Estação Espacial Internacional (ISS). Os astronautas vão fazer uma missão científica de seis meses na órbita da Terra.

O Falcon 9 de dois estágios foi lançado do Centro Espacial Kennedy da Nasa, em Cabo Canaveral, na costa da Flórida, às 22h53 no horário local —e 0h53 no horário de Brasília. O foguete levava a cápsula Crew Dragon, operada de forma autônoma.

Uma transmissão ao vivo da Nasa e da SpaceX o mostrou subindo enquanto seus nove motores Merlin rugiam e uma bola de fogo iluminou o céu. O equipamento consome 700 mil galões de combustível por segundo durante o lançamento, de acordo com a SpaceX.

Minutos depois do lançamento, o foguete sobrevoava o oceano Atlântico a uma velocidade aproximada de 9.700 km por hora

Foguete Falcon 9, da SpaceX, lançado de base na Nasa na Flórida, nos Estados Unidos - Chandan Khanna/AFP

O estágio superior levou Endeavor à sua órbita inicial nove minutos após a decolagem, com vídeo ao vivo da cabine mostrando os quatro membros da tripulação lado a lado, vestidos com seus trajes de voo branco e preto.

"Que viagem incrível até a órbita", disse, via rádio, o astronauta americano Matthew Dominick, que faz sua primeira viagem ao espaço e lidera a missão.

Ele está sendo acompanhado por sua compatriota Jeanette Epps e pelo russo Alexander Grebenkin, também estreante em um voo espacial.

O médico americano Michael Barratt completa a equipe como o único do grupo a já ter visitado a ISS — ele esteve na estação outras duas vezes.

A cápsula que os transporta, chamada de Endeavour, já foi utilizada quatro vezes pela SpaceX.

A chegada da tripulação à estação espacial está programada para o início da terça-feira (5), após um voo de 16 horas. A nave deve se acoplar ao laboratório orbital a cerca de 420 km acima da Terra.

Batizada de Tripulação 8, a missão marca a oitava equipe de longa duração da ISS que a Nasa leva a bordo de um veículo de lançamento da SpaceX desde 2020, quando a empresa, fundada pelo bilionário Elon Musk, começou a enviar astronautas dos EUA para órbita.

A tripulação deve permanecer na estação espacial até o final de agosto, realizando cerca de 250 experimentos no ambiente de microgravidade da plataforma orbital.

A Nasa e a agência espacial russa Roscosmos operam a ISS em conjunto. Atualmente, o segmento espacial é uma das poucas áreas em que a cooperação entre Washington e Moscou se manteve após a invasão da Ucrânia em 2022.

No momento, sete pessoas estão na estação. Quatro delas devem voltar à Terra depois de um período de troca com os membros da nova missão: uma americana, um dinamarquês, um japonês e um russo.

A ISS tem pessoal de forma permanente há 23 anos. Mas o tempo desde sua construção já mostra seus inconvenientes. Recentemente, o diretor do programa da Estação na Nasa, Joel Montalbano, disse que acompanham atentamente um pequeno vazamento no setor russo da plataforma.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.