Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

O país dos baltazares

O brasileiro enlouquecido pela política

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Publicado em 1935, “Marafa” é o primeiro romance de Marques Rebelo. Segundo o Aurélio, a palavra-título significa “vida desregrada, licenciosa, libertina”. 

Certo tipo de carioca, que resiste no tempo e em alguma parte escondida do Rio, anestesiado pelo Carnaval, pelo futebol e pelo linguajar de gírias perdidas, é o seu tema.

avião decola com pão de açúcar ao fundo
Baltazar, personagem do romance "Marafa", de Marques Rebelo, é um carioca anestesiado pelo Carnaval - Mauro Pimentel/AFP

Obra de capítulos curtos e estilo coloquial, trata de prostitutas do Mangue, cafetões, boxeadores, presidiários, pequenos funcionários públicos que vivem na cidade ainda provinciana, recém-industrializada.

“Magro, boca rasgada, face terrosa e ossuda”, Baltazar faz só uma ponta na galeria de personagens, mas, desde a primeira leitura do livro, se tornou inesquecível para mim. Até porque o Brasil vem se transformando num país de baltazares. 

É aquele sujeito que fala alto e quase cuspindo, segura no braço, dá cutucões na barriga, não sabe conversar sem se pendurar no interlocutor. Daí seu apelido: “Carne em Açougue”. 

 Um filósofo de cafezinho que tem um fraco na vida: a política. E o que entende dela é manter-se numa oposição sistemática. Ficar sempre do outro lado, seja qual for a situação. 

Para ele, três revoluções diárias não bastariam para consertar o Brasil. Baltazar é a versão tijucana da velha piada do náufrago espanhol que chega a uma ilha e pergunta: “Hay gobierno acá?”. E antes que lhe respondam, declara seus princípios: “Entonces, soy contra!”. 

Com sua metralhadora de críticas desgovernada e preconceituosa, ele acaba por acertar o alvo. E por se mostrar atualíssimo: “Um cavalheiro, que em qualquer parte do mundo seria gari ou relapso servente de repartição, aqui é premiado com uma pasta de ministro. Faz reformas, dita leis, é considerado administrador, estadista. De gente assim, com cérebro de peru, hábitos de macaco e dentes de rato, que se pode esperar senão esta salada incrível de asneiras?”. 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.