Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

O som das ruas

Com o isolamento, a música jorra das janelas; vale tudo: Anitta, Pavarotti, Beatles, numa mixórdia infernal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Antes passava um carro ou outro com o alto-falante no máximo. Depois, nas praias, apareceram as caixas de som de todos os tamanhos debaixo dos guarda-sóis: pagode, sertanejo e funk em decibéis insuportáveis.

Hoje, com o isolamento —que já foi bem maior—, o som ambiente toma conta das ruas de bairros residenciais, cada janela de apartamento com sua preferência: Anitta, Luan Santana, Nelson Gonçalves, Pavarotti, Beatles, às vezes todos ao mesmo tempo, numa mixórdia infernal. Às seis da tarde, a liturgia: "Ave Maria", de Gounod, versão para cavaquinho e atabaques, por Jorge Aragão. Na boca da noite, no tradicional panelaço, "Apesar de Você", de Chico Buarque. E, desde meados do mês, ouve-se repetidas vezes a singela "Acabou Chorare", homenagem a Moraes Moreira.

Refém do baile alheio, eu fico torcendo para alguém lembrar-se de Roberto Silva, cujo centenário de nascimento, no dia 9 de abril, passou praticamente em branco, não só nas janelas como na imprensa.

Minha sugestão: tocar numa manhã de domingo a série de LPs "Descendo o Morro", quatro volumes lançados entre 1954 e 1957. De Noel Rosa a Lupicínio Rodrigues, de Bororó a Ataulfo Alves, de Herivelto Martins a J. Cascata, com arranjos de Altamiro Carrilho, sopros de Abel Ferreira e Raul de Barros, violões de Dino e Meira, percussão de Bucy Moreira, é uma antologia do samba sem igual.

A partir das capas, obra-prima. Na do volume 3, vê-se Roberto numa birosca da rua Ivurarema, em Inhaúma, onde ele morava, brindando com os vizinhos Celso Noventa, Chico Cavalo, Serafim Adriano, Paraibinha Lixador, figurantes que entraram para a história do disco no Brasil.

De epíteto o Príncipe do Samba, estilo sincopado na linha de Cyro Monteiro, mas com recursos de vozeirão à Orlando Silva, era um dos cantores preferidos de João Gilberto. Toquem Roberto Silva, janeleiros.

Capa do LP "Descendo o Morro - vol. 3", de Roberto Silva, que mostra o músico brindando com amigos em frente a um bar
Capa do LP "Descendo o Morro - vol. 3", de Roberto Silva - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.