Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Mauro Cid e a conspiração de desculpas

Ajudante de ordens de Bolsonaro ficará com a boca fechada?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vocês se lembram de José Acácio Serere? Era um "patriota", que se dizia pastor evangélico e cacique xavante, mas estava sendo financiado por fazendeiros e empresários de Mato Grosso. Ele foi preso em dezembro pela tentativa de invasão do prédio da PF, no mesmo dia da diplomação de Lula no TSE.

Sua prisão desencadeou uma onda de vandalismo em Brasília por parte de bolsonaristas, com carros e ônibus incendiados e depredação de patrimônio público. Um trailer do que seria o 8/1. Na cadeia, Serere divulgou uma carta dizendo ter se baseado em informações erradas e se desculpou pelos ataques ao sistema eleitoral.

Assim que começaram as investigações e prisões ligadas à invasão das sedes dos Três Poderes, surgiram as desculpas esfarrapadas. Ao depor na PF sobre o inquérito que apura os autores intelectuais dos atos golpistas, Bolsonaro conseguiu fazer mais um papel chocante —o que é muito fácil para quem tem um currículo como o dele. Entregou um documento com imagens que buscam provar que ele estaria sob efeito de morfina quando publicou um vídeo contra as urnas eletrônicas.

Os advogados de Anderson Torres, para conseguir sua soltura, exibiram laudos médicos com o relato de que o ex-ministro da Justiça apresenta "sintomas de alteração emocional, chorando de forma compulsiva, expondo palavras e ideias sem nexo". O paciente estaria a ponto de "ceifar a própria vida". Investigado por dificultar o trânsito de eleitores, Torres afirmou ter ido à Bahia nas vésperas do segundo turno para visitar uma obra. Só faltou dizer que ajudou os companheiros a virar uma laje. Realmente são palavras e ideias que não fazem o menor sentido.

Braço direito de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid ficou em silêncio em seu primeiro depoimento. A pergunta é se ele, encrencado não só com denúncias de golpismo como de lavagem de dinheiro, fará parte da conspiração de desculpas ou se abrirá o bico.

Bolsonaro e Mauro Cid em 2019 - Adriano Machado - 18.jun.19/Reuters

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.