Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

O chororô de Bolsonaro

Maior crime do ex-presidente foi sua campanha antivacina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Osmar Terra não larga os ossos. Em abril deste ano, um mês depois de o país chegar à marca de 700 mil mortes por Covid, o deputado federal insistia em desinformar a população e fazer campanha contra a vacinação. Num tuíte compartilhado mais de 3.300 vezes e que teve mais de 10.300 comentários nos dias seguintes à publicação, o ex-ministro de Bolsonaro enganou seus seguidores ao questionar a eficácia das vacinas Astrazeneca, Janssen e Coronavac e afirmar que elas haviam sido retiradas da campanha de imunização. Tudo mentira.

O deputado, que é médico e errou (de propósito?) todas as previsões sobre a pandemia, ainda tirou do contexto reportagens sobre a doença, prática usual de quem vive a iludir os outros na internet. Apontado como o parlamentar que mais publicou fake news sobre o coronavírus, Terra, é lógico, é contra a regulação das plataformas digitais.

O plano antivacina –como a intentona bolsonarista de 8/1– não existiria se não fosse o campo fértil que encontrou nas redes. Ao promover sistematicamente a desinformação, Osmar Terra agiu a serviço de Bolsonaro. Da mesma maneira que age agora para desacreditar o PL 2630.

Surpresos com a operação da Polícia Federal que investiga a inserção de dados falsos sobre vacinação de Covid no sistema do Ministério da Saúde, aliados do ex-presidente arrumaram uma desculpa para livrar a cara do chefe. Atribuíram a ação da PF a uma retaliação diante das dificuldades do governo em aprovar o PL. Eles acertaram no que não viram (ou não querem ver): a investigação está ligada à raiz do bolsonarismo –fingir, enganar, trapacear– e, portanto, tem a ver com a votação do projeto.

Não há novidade no fato de Bolsonaro –investigado por uma penca de crimes– ter mandado fraudar o cartão de vacina. O capitão fez pior no auge da pandemia. "Tem que deixar de ser um país de maricas" –lembram-se? Hoje ele chora na TV.

No New York Times, a operação da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro
No New York Times, a operação da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro - Reprodução/The New York Times

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.