Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

No camarote lotado do golpe sempre cabe mais um

À medida que as investigações avançam, surgem nomes no grupo conspiratório de Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

À medida que avançam as investigações da Polícia Federal e o zap da caserna é esquadrinhado de uma ponta à outra, o entorno conspiratório de Bolsonaro está se transformando no camarote dos irmãos Marx, cena clássica do filme "Uma Noite na Ópera". Contrariando as leis da física e da decência, sempre cabe mais um. Mais um golpista.

Até quem aparentemente não foi convidado dá as caras, como penetra. Logo após a Operação Tempus Veritatis, o general Mourão correu para ocupar a tribuna do Senado. Mesmo aquele bolsonarista que tem dificuldade para interpretar um texto entendeu que ele havia incitado as Forças Armadas a se insurgirem contra o que definiu como "devassa persecutória". Depois, no morde e assopra, baixou o tom, dizendo-se legalista.

Segundo a jornalista Mônica Bergamo, Roberto Mangabeira Unger pretende entrar com habeas corpus preventivo no STF para manter o ex-presidente fora da prisão. Ex-ministro de Lula (de quem, antes, havia pedido o impeachment), já tendo se apresentado como guru de Ulysses Guimarães, Leonel Brizola e Ciro Gomes, Mangabeira nega sua intenção. Não importa: sua exposição midiática teve o mesmo efeito de aparecer na festa da Selma com uma melancia no pescoço.

Em sua delação à PF, o tenente-coronel Mauro Cid citou o senador Luis Carlos Heinze como integrante do grupo que atacava o sistema eleitoral e defendia a necessidade de ação militar para impedir a posse de Lula. Ministro da Saúde de Bolsonaro durante a pandemia de Covid, hoje deputado federal pelo Rio, o general Pazuello também atuaria na banda radical. Entre os empresários, os suspeitos de sempre: Luciano Hang, Meyer Nigri, Afrânio Barreira. Há outros, inclusive no rol dos exploradores da fé.

Prestes a explodir, o camarote golpista cada vez entulha mais gente. A diferença é que, com Groucho, Harpo e Chico, a situação era engraçada; com Bolsonaro é criminosa.

Groucho, Chico, Harpo e Zeppo, os irmãos Marx, em cena de 'Os Quatro Batutas' (1931) - Paramount/Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.