Álvaro Machado Dias

Neurocientista, professor livre-docente da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e sócio do Instituto Locomotiva e da WeMind

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Álvaro Machado Dias
Descrição de chapéu tecnologia

O app de Deus

Famílias poderiam instalar aplicativo no celular dos filhos para lhes ajudar a compreender a palavra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Álvaro Machado Dias

Neurocientista, professor livre-docente da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e sócio do Instituto Locomotiva e da WeMind

Frente a perguntas que exploram áreas abertas do conhecimento, chatbots por vezes inventam coisas, o que torna o seu uso não supervisionado na medicina e em outras áreas da saúde temerário, por mais que suas respostas às dúvidas dos pacientes sejam vistas como superiores às humanas e o tratamento seja percebido como mais empático, como recém-demonstrado.

O problema desaparece quando interagem sob guarda-chuvas conceituais que pararam de se expandir, princípio que é reforçado quando a vida não está na linha. Chatbots estoicos, utilitaristas ou meramente eruditos são de construção relativamente simples e devem se tornar tendência de mercado.

A novidade deve vir embarcada em apps desenhados para gerar microinterações espalhadas ao longo do dia, pois isso condiciona mais do que o consumo focado e gera um senso de companhia.

O "app de Deus" ajudaria a disseminar a religião

Ensinamentos serão personificados por facilitadores com redes sociais polpudas. Pois é bom ter em mente que não há área mais atraente para a aplicação destes princípios do que a religiosa. Algumas igrejas, não todas, compartilham teses com as empresas de marketing que agenciam esses megafacilitadores. No topo da hierarquia está um influencer, comandando uma vasta e complexa rede de captação e retenção, cuja função é movimentar os leads pelo funil da rentabilização direta e do consumo de conteúdo patrocinado.

Essa rede costuma incluir vários evangelizadores, além de diversos outros cargos. Ela se mantém porque seu retorno é positivo. Chatbots podem multiplicá-lo, tanto por permitir a eliminação de elos, quanto pelo potencial de engajamento e captação no terreno da concorrência, introduzido pelas interações continuadas, neste meio em que as alucinações trazem baixo risco institucional.

A distribuição tende a ser simples: basta anunciar às famílias que já podem instalar o app de Deus no celular dos seus filhos para lhes ajudar a compreender a palavra. Daí em diante, é só seguir a cartilha atual, dirigindo os expurgos ao RH.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.