André Trigueiro

Jornalista especializado em gestão ambiental, professor da PUC-Rio e do Coppe, da Universidade Federal do Rio.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

André Trigueiro

'Guerrilhas verdes' pressionam poder público para evitar corte de árvores

Moradores de São José dos Campos e Salvador protestam contra estacionamento e BRT

Um grupo de moradores de São José dos Campos (SP) resolveu agir rápido ao se deparar com a retirada das primeiras árvores do Parque Betânia, uma área verde de 8.400 metros quadrados na região central da cidade. 

O terreno é particular, e o proprietário quer construir ali um estacionamento. Para isso é preciso derrubar 430 árvores que ainda resistem no último fragmento de mata remanescente na região.

Nem a prefeitura nem a Cetesb viram qualquer problema nisso. Mas os frequentadores do parque resolveram ir à luta e criaram o movimento Somos Parque Betânia. 

Protesto após poda de árvores em Higienópolis, em São Paulo
Protesto após poda de árvores em Higienópolis, em São Paulo - Diro Blasco - 24.01.2017/Folhapress

Dentre outras ações, eles organizaram manifestações de rua, criaram uma página no Facebook, promoveram um abaixo-assinado, consultaram especialistas, acionaram o Ministério Público, embargaram provisoriamente a obra na Justiça e entregaram ao prefeito uma carta exigindo a proteção das árvores em favor do bem-estar da população.

Enquanto a luta continua em São José dos Campos, a quase 2.000 quilômetros dali, na capital da Bahia, outro grupo de moradores faz barulho contra as obras de construção do BRT (“bus rapid transit”). Para instalar os quase três quilômetros de pistas da linha 1 (do Parque da Cidade até a rodoviária), o projeto da Prefeitura de Salvador prevê a construção de três viadutos e dois elevados com cinco pistas para ônibus, carros, bicicletas e pedestres, a um custo de R$ 212 milhões. 

No meio do caminho, 154 árvores serão cortadas e outras 169 serão transplantadas. A prefeitura promete compensar a perda de área verde plantando 1.700 árvores em outros locais, mas ambientalistas dizem que o impacto sobre a paisagem e o microclima (com a elevação da temperatura média) são inevitáveis.

Além disso, parte dos rios que cortam a região será tamponada em vez de revitalizada e despoluída. 

Uma página de protesto no Instagram reúne depoimentos de artistas contra o projeto, entre os quais Caetano Veloso, que inicia sua fala dizendo: “Salvador precisa é que se plantem árvores nela, e não que se lhe cortem árvores”. Sob pressão, a prefeitura enfrenta os protestos de urbanistas que criticam outros aspectos do projeto. 

Em 1975, em Porto Alegre, o estudante Carlos Dayrell fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a subir em uma árvore para evitar o seu corte. 

Em plena ditadura, seu gesto causou tamanha surpresa —ele se refugiou no alto dos galhos com um cartaz improvisado onde se lia a frase “mais verde, menos concreto”— que algumas espécies chegaram a ser poupadas. De lá pra cá, como se vê, há gente que ainda se importa com essas coisas. Ainda bem!

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.