Anna Virginia Balloussier

Repórter especial, escreve sobre religião, política, eleições e direitos humanos. Está na Folha desde 2010.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Anna Virginia Balloussier

Bolsonaro não é muito fã de um café da manhã dos campeões

Presidente, por meses, limou de seu menu político o café da manhã com jornalistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O café da manhã é a refeição mais importante do dia, certo? Pois nossa reverência ao banquete matinal é, em parte, um touché do marketing. E tem um bocado a ver com lobistas do ramo de cereais e um ultrarreligioso do século 19.

Houve um tempo em que a Igreja Católica via a primeira boquinha do dia como convite ao pecado da gula. Essa percepção foi se flexibilizando e, com a Revolução Industrial, o pesado repasto do campo pesou no estômago das novas hordas urbanas.

Fiel da Igreja Adventista do Sétimo Dia, John Harvey Kellogg começou a servir flocos de milhos no sanatório que dirigia. Em 1894, nascia o corn flakes; 12 anos depois, o Sucrilhos. 

O presidente Bolsonaro recebe jornalistas no Palácio da Alvorada neste sábado (21), em Brasília
O presidente Bolsonaro recebe jornalistas no Palácio da Alvorada - Gustavo Uribe - 21.dez.19/Folhapress

O médico tinha duas coisas em mente, masturbação (“o vício solitário”, dizia) e cocô. Um alvo dos adventistas da época, afinal, era arrumar uma distração para o cidadão de bem acometido pela rija animação do despertar. Outro: ele “realmente estava interessado em fazer as pessoas defecarem”, e grãos eram bons para isso, explica a historiadora Heather Arndt Anderson.

O conceito de uma comida própria para as manhãs, e não sobras da véspera, popularizou no século 20 a ideia do tal rango protagonista.

Jair Bolsonaro não é bobo pra cair em trela de marqueteiro. Por meses limou de seu menu político o café da manhã com jornalistas, talvez por achar que prestar contas sobre seu governo lhe daria revertério pior que o pãozinho com leite condensado que tanto preza. 

O jejum foi quebrado a dias do Natal, quando chamou repórteres para chupar manga numa prosa de duas horas e meia no Alvorada. Serviu só água e café. Passou um pano para a prole enquanto afastava moscas atraídas pelas mangueiras do palácio. 

As cagadas que preocupavam o doutor Kellogg eram mais literais. Já as presidenciais têm o desarranjo de uma franquia estragada, se é que o chocolatier Flávio me entende. Em 2020, papai Bolsonaro terá fraldas de filho a trocar.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.