Antonio Delfim Netto

Economista, ex-ministro da Fazenda (1967-1974). É autor de “O Problema do Café no Brasil”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Delfim Netto

O poder do Congresso

Preliminar de todo programa é a aprovação de uma reforma da Previdência, que depende do Legislativo

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, está montando uma administração voltada para resolver os problemas que sensibilizaram a sociedade brasileira a ponto de ter-lhe dado uma vitória confortável.

A escolha do ex-juiz Sergio Moro e do economista Paulo Guedes, somada à liberdade que lhes concedeu para controlarem livremente a formação de suas equipes, indica a firme disposição de ter um governo bem focado, capaz de vencer o movimento entrópico do “mais do mesmo” dos últimos 20 anos. Propõe a volta de um desenvolvimento econômico mais robusto e livre do incesto público-privado que tanto mal fez ao Brasil.

O desenvolvimento econômico, isto é, o aumento do que produz cada trabalhador, é condição necessária para a construção de uma sociedade civilizada, onde a plena liberdade individual deve ser acomodada ao aumento persistente da igualdade de oportunidades.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro - Evaristo Sá/AFP

A mitigação de todas as formas de desigualdade deve ser o resultado de políticas públicas que tornem irrelevante o local do nascimento de cada cidadão. Toda gestante, não importa a história ou a geografia do processo, precisa de cuidados mínimos e todo nascido, de atenção especial nos primeiros anos de vida que lhe dê a mesma capacidade de apreensão do mundo, ou seja, saúde (inclusive saneamento) e educação. Não gratuitos, como alguns supõem, mas pagos por toda a sociedade na forma de impostos proporcionais à renda de cada um.

Por outro lado, é um fato empírico incontornável que o aumento do que produz cada trabalhador (isto é, o desenvolvimento econômico) depende do aumento do estoque de bens de produção (inclusive infraestrutura) posto à sua disposição.

Isso exige que a sociedade poupe (deixe de consumir) uma parcela do que ela produziu para recompor (e aumentar) o estoque de capital físico depreciado pelo seu uso na própria produção.

A conquista de um desenvolvimento robusto exige, portanto, muito mais do que a boa administração da Justiça e da economia, que parecem asseguradas. 

Há dúvidas maiores na sugerida “decadência do Ocidente”, no campo da educação (a Escola sem Partido dos evangélicos recusa a teoria da evolução!), e no da saúde, sobre o qual nada se sabe. Aqui parece que o governo não foi feliz, mas a crítica, obviamente, é prematura. Esperemos que na infraestrutura encontremos uma solução acima de qualquer suspeita.

Não é possível esquecer, entretanto, que a preliminar de todo programa é a aprovação de uma reforma (séria!) da Previdência, o que depende do Congresso. Este costuma aceitar o “convencimento”, mas resistir à “blitzkrieg”...

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.