Antonio Delfim Netto

Economista, ex-ministro da Fazenda (1967-1974). É autor de “O Problema do Café no Brasil”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Delfim Netto

Terrorismo

O sucesso investigativo da Lava Jato será aprendido pelo Judiciário, mas não alguns de seus métodos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foi uma semana do arco da velha para quem, como eu, assistiu ao nascimento da Constituinte em 1986, composta, em ampla maioria, por cidadãos que tinham um mesmo problema: haviam sofrido restrições à sua liberdade de pensar e ao seu direito de defesa.

Foi contra isso que se redigiu a obra-prima da Constituição de 1988: os textos dos “Princípios Fundamentais” e dos “Direitos e Garantias Individuais”, que vão do Art. 1º. ao Art. 11, que são, provavelmente, os melhores do mundo. Eles garantem a mais irrestrita liberdade de defesa de todo cidadão em legítimos processos judiciários, o que foi reafirmado, agora, por significativa maioria pelo Supremo Tribunal Federal.

É preciso insistir. O “espírito” geral dos constituintes era prever e prevenir qualquer abuso de autoridade que, infelizmente, são possibilidades em todos os Estados, mesmo os que se pensam liberais e democráticos, como é o nosso caso hoje. O lamentável foi assistir à reação pretensiosa e insensata de parte da mídia que, desinformada, crê que o devido processo legal seja apenas uma “filigrana legalista ultrapassada”. 

Ao contrário do que tal pensamento primitivo sugere, o respeito à boa execução do devido processo legal não cerceia a operação Lava Jato. Esta representou uma formidável autópsia de um incesto criminoso entre parte do poder público nomeado e parte do setor privado.

É claro que os avanços investigativos promovidos pela lei da delação premiada (12.850/2013), aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada por Dilma Rousseff, ajudados pela incorporação da expertise adquirida pelo Ministério Público e pela Polícia Federal e apoiados em novos processos tecnológicos, vão continuar a se desenvolver e a se aperfeiçoar.

Talvez o inegável sucesso da operação tenha inflado o ego de alguns de seus fautores, o que os levou, com a conivência da mesma mídia (ao mesmo tempo beneficiária de “vazamentos exclusivos” e instrumento para mobilizar o apoio popular), a espetacularizar investigações e antecipar a pressão sobre juízes.

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, na posse do novo procurador-geral da República, Augusto Aras - Pedro Ladeira - 26.set.2019/Folhapress

Isso criou o péssimo preconceito na opinião pública de que temos duas “justiças” no Brasil. Uma nova, diligente e dinâmica, que fornece “notícias exclusivas” para obter seus objetivos, e outra, velha, que só “fala” nos autos e que se submete às “filigranas jurídicas ultrapassadas”.

Nada do terror que se anuncia, no mesmo estilo midiático e teatral de sempre, vai acontecer. Ao fim e ao cabo, o que produziu o sucesso investigativo na Lava Jato vai ser aprendido por todo o Judiciário, mas não alguns de seus métodos controvertidos.
 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.