Bernardo Guimarães

Doutor em economia por Yale, foi professor da London School of Economics (2004-2010) e é professor titular da FGV EESP

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bernardo Guimarães
Descrição de chapéu Vida Pública Folhajus

Notas de juízes em concursos têm relação com desempenho no trabalho

Os mais bem classificados têm performance melhor que a de aprovados com notas menores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No final da semana passada, o governo anunciou 4.400 vagas de emprego em órgãos federais. Essas vagas serão preenchidas por concurso público.

Concursos têm a grande vantagem de selecionar de maneira impessoal. Mas será que quem vai melhor nas provas de fato tem um desempenho melhor no trabalho?

Testar essa proposição é uma tarefa complicada. Além da falta de dados sobre o desempenho de funcionários no trabalho, não temos como saber como se sairiam as pessoas que não passaram no concurso e, portanto, não foram contratadas.

Os pesquisadores Ricardo Dahis, Laura Schiavon e Thiago Scot arrumaram uma maneira criativa para investigar essa questão. Esse trabalho foi recentemente aceito para publicação no influente periódico acadêmico Review of Economics and Statitics.

A estratégia deles foi testar se juízes estaduais com notas mais altas nos concursos pareciam ser mais produtivos que seus pares aprovados com notas mais baixas.

Para medir o desempenho nos concursos, os autores programaram "robozinhos" que buscavam informações de múltiplas fontes. Conseguiram construir uma base de dados cobrindo muitos concursos em 24 estados entre 2000 e 2013.

Para medir a produção dos juízes, os autores usaram dados administrativos do CNJ, com casos resolvidos, audiências e decisões intermediárias para juízes estaduais entre 2009 e 2015.

O número de casos resolvidos depende de uma variedade de fatores (como a demanda de cada corte), não só do juiz. Mas, como os juízes mudam de corte com muita frequência (em média um juiz trabalhou em quatro cortes ao longo do período), é possível estimar a produtividade do juiz utilizando técnicas estatísticas de ponta.

Essa estimativa de produtividade é uma medida imperfeita, mas como há muitos juízes na amostra podemos testar se essa medida de produtividade tem relação com os resultados nos concursos.

Uma das preocupações sobre essa medida é que alguns juízes poderiam estar julgando muitos casos, sem preocupação com a "qualidade" de suas decisões. Os dados, porém, não dão respaldo a essa possibilidade.

Há bastante dispersão no número de casos encerrados. Diferenças na produtividade dos juízes parecem explicar um pouco mais de 20% dessa dispersão.

E o resultado, qual foi?

Em média, juízes com melhor classificação em seus concursos têm performance significativamente melhor que a de aprovados com notas menores.

Como seria de esperar, a nota do concurso explica apenas uma parte da performance —há juízes muito produtivos com notas relativamente baixas e vice-versa. Porém, como estamos comparando apenas profissionais aprovados em concursos bem concorridos, a existência de um efeito robusto, detectável por técnicas estatísticas, traz evidência importante em favor de concursos como maneiras de selecionar candidatos.

É difícil identificar a importância de cada prova —a amostra se reduz bastante quando os autores fazem essa análise—, mas o exame escrito de decisão judicial em casos civis parece particularmente importante. Isso é interessante, pois essa etapa simula uma tarefa comum do dia a dia do trabalho de um juiz.

Concursos são utilizados para contratar funcionários públicos para evitar favorecimentos e corrupção. Faz sentido. Mas é bom aprender que desempenho em concursos tem relação com performance no trabalho e essa relação parece ser forte, pois aparece mesmo quando comparamos apenas pessoas com notas boas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.