Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Lula tenta reduzir peso de bagagens incômodas em 2022

Petista ajusta localização na arena eleitoral de temas como regulação da mídia e Lava Jato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No início de seu segundo mandato, Lula correu para esvaziar uma controvérsia criada no governo. O Ministério da Saúde havia enfurecido grupos conservadores ao anunciar uma consulta pública sobre a descriminalização do aborto. O presidente avisou que não proporia mudanças na legislação e disse que o debate era responsabilidade do Congresso.

A flexibilização da lei sobre a interrupção da gravidez era uma bandeira aprovada em discussões internas do PT, mas Lula fez uma manobra para evitar que o tema contaminasse a pauta política. Nas últimas semanas, o petista deu início a um movimento semelhante para reduzir o peso de outras bagagens que podem incomodá-lo na campanha de 2022.

Lula indicou que não pretende manter no centro da arena a discussão da regulação da mídia. Depois de defender mudanças na área em agosto ("eu vou regular os meios de comunicação"), o petista agora afirma que essa é uma tarefa do Congresso ("obviamente, isso não é uma coisa do presidente da República").

Lula durante entrevista coletiva em Brasília no dia 8 de outubro - Ueslei Marcelino/Reuters

O PT quer reduzir o foco sobre tópicos que são tradicionais flancos de ataques rivais. A Lava Jato é um exemplo. Em defesa de Lula, petistas ocuparam parte do debate público nos últimos anos com críticas à operação. Em entrevista na sexta (8), o ex-presidente preferiu deixar o assunto em segundo plano e disse que aquelas eram “coisas do passado”.

O ajuste cumpre três funções. A primeira é deixar de revirar um assunto que desgasta a imagem do partido, mesmo com a anulação das condenações de Lula. Além disso, o petista trata a Lava Jato como caso encerrado para dizer que venceu nos tribunais. Ele tenta apontar ainda que o tema não diz respeito às reais preocupações do povo mais pobre.

Petistas também querem jogar para o canto a pauta conservadora que amarra segmentos evangélicos a Jair Bolsonaro. Dirigentes afirmam que a agenda econômica será mais eficaz para atrair o eleitorado religioso e falam até em limitar contatos com líderes das igrejas para reduzir sua influência no debate eleitoral.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.