Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu datafolha

Lula iguala melhor desempenho eleitoral do PT entre os mais pobres

Crise econômica dá as caras e empurra Bolsonaro para baixo em eleitorado de baixa renda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A crise econômica deu as caras na corrida presidencial. O eleitor de baixa renda, que sente com mais força o peso da inflação e do desemprego, empurra as candidaturas Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) em sentidos opostos.

A nova pesquisa do Datafolha traz o ex-presidente com 56% das intenções de voto no eleitorado mais pobre, igualando o melhor desempenho eleitoral do PT no segmento de baixa renda.

Já Bolsonaro, um presidente em busca da reeleição, aparece com apenas 16% das intenções de voto nesse segmento –uma espécie de punição pela crise.

As fotografias dessa faixa da população vão definir o cenário eleitoral até outubro de 2022, por dois motivos principais: a dimensão desse segmento (metade do eleitorado brasileiro tem renda de até dois salários mínimos, segundo o Datafolha) e as previsões de que a economia deve continuar enfrentando tropeços ao longo do ano que vem.

Os números da pesquisa sugerem que, até aqui, o eleitor de baixa renda atribui a Bolsonaro uma parcela de responsabilidade pela crise, enquanto Lula parece se beneficiar de uma memória da situação econômica experimentada durante seus governos, de 2002 a 2010.

É significativo que o ex-presidente, fora do cargo há mais de uma década, apareça nesse segmento com um índice semelhante ao que ele alcançou no primeiro turno de 2006, na campanha à reeleição.

Na véspera daquela votação, Lula tinha o apoio de 55% dos eleitores com renda de até dois salários mínimos, contra 29% do segundo colocado, o então tucano Geraldo Alckmin.

Aquela disputa marcou uma transformação no eleitorado do PT. Até então, o partido tinha um desempenho melhor na classe média e em fatias mais ricas da população. O impacto de políticas de redução da pobreza, como o Bolsa Família, impulsionou o partido na base da pirâmide de renda.

Nos anos seguintes, os petistas mantiveram vantagem sobre seus adversários nesse segmento, mas não voltaram a romper a barreira dos 50% das intenções de voto entre os mais pobres às vésperas das votações de primeiro turno.

Desta vez, o petista está na oposição, e quem tem a máquina do governo para bancar um programa de transferência de renda é Bolsonaro –ainda que haja dúvidas sobre o efeito político dos R$ 400 do Auxílio Brasil.

A vantagem construída por Lula, no entanto, indica que o atual presidente terá dificuldades para recuperar espaço nesse segmento.

A diferença entre os dois indica uma mudança considerável em relação à campanha de 2018. Na véspera do primeiro turno, Fernando Haddad (PT) tinha 29% das intenções de voto entre eleitores de baixa renda, contra 25% de Bolsonaro. Nem no segundo turno o petista alcançou os índices que Lula ostenta agora.

Na corrida de 2022, o avanço do ex-presidente nesse grupo fica nítido também na pesquisa espontânea –que permite uma comparação menos ruidosa dos levantamentos feitos ao longo da pré-campanha.

Em maio, 24% dos brasileiros com renda de até dois salários diziam votar em Lula antes mesmo de ver a cartela com os nomes dos possíveis candidatos. Em dezembro, esse índice chegou a 36%.

Na pesquisa estimulada (com os nomes dos pré-candidatos à mostra), a vantagem de Lula sobre Bolsonaro aparece de maneira acentuada nos estratos que concentram eleitores de baixa renda.

Entre quem procura emprego, o petista tem 62% das intenções de voto no primeiro turno, contra 16% de Bolsonaro. No Nordeste (67% dos eleitores com renda de até dois salários), Lula aparece com 61%, contra 17% do atual presidente.

O mau desempenho da economia não terá efeitos apenas na base da pirâmide. Em segmentos de renda média, a vantagem que Bolsonaro teve em 2018 derreteu.

No eleitorado que recebe de dois a cinco salários mínimos, Lula tem 42% no primeiro turno, contra 28% do presidente. Na última eleição, Bolsonaro superou Haddad por 41% a 19% nessa etapa da disputa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.