Celso Rocha de Barros

Servidor federal, é doutor em sociologia pela Universidade de Oxford (Inglaterra) e autor de "PT, uma História".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Celso Rocha de Barros

Bolsonaro quer privatizar o golpe

Os democratas da Ucrânia precisam tentar uma Lava Jato que não acabe em Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O primeiro projeto claro de privatização desse governo parece ser a privatização do golpe. Na última sexta-feira, em uma inauguração em Goiás, Bolsonaro defendeu zerar o imposto de importação de armamentos e disse por que vai fazer isso: “É uma boa medida que vai ajudar a todo o pessoal dos artigos 142 e 144 da nossa Constituição”.

Como se sabe, o submundo do crime bolsonarista mente que o artigo 142 da Constituição autoriza uma intervenção militar.

Armar golpistas é parte do plano de “ucranizar” o Brasil, termo que os bolsonaristas usam para defender conflitos de rua como os que se seguiram às manifestações de 2013-2014 na Ucrânia.

Manifestante carrega bandeira de movimento de extrema direita da Ucrânia (preta e vermelha) em ato pró-Bolsonaro
Manifestante carrega bandeira de movimento de extrema direita da Ucrânia (preta e vermelha) em ato pró-Bolsonaro - Marlene Bergamo/Folhapress

Uma matéria do Washington Post de 30 de outubro de 2019 indicava a preocupação das autoridades americanas com o fluxo de extremistas de direita que iam lutar na do leste da Ucrânia para adquirir experiência de combate.

Em 2016, a polícia gaúcha descobriu que neonazistas estavam recrutando brasileiros para lutar contra a Rússia no infame Batalhão Azov, onde a infiltração neonazista era forte.

Nas últimas manifestações bolsonaristas havia bandeiras ucranianas. No caso da bandeira azul e amarela com o tridente do príncipe Vladimir, alguém poderia dizer que era só a bandeira de um país com seu brasão sobreposto. Mas, mesmo se for, o que ela está fazendo em uma manifestação brasileira? A bandeira de Cuba em uma manifestação de esquerda é só uma bandeira caribenha ou é um manifesto?

A Ucrânia poderia simbolizar várias coisas, mas, em caso de dúvida, os manifestantes também carregavam a bandeira vermelha e preta usada pela facção de extrema-direita ucraniana Pravy Sektor (“Setor Direito”), envolvida nos violentos conflitos de rua de 2014.

A tentativa de formar milícias bolsonaristas é sinal de que Bolsonaro não conta com o apoio do comando das Forças Armadas para tentar seu golpe. Vejam só o que conta como boa notícia no Brasil de hoje.
Mesmo assim, os militantes armados podem acirrar o conflito nas ruas para forçar uma intervenção militar “artigo 142” ou para tentar entusiasmar golpistas no Exército dispostos a desertar.

A radicalização de rua também acontece ao mesmo tempo em que Bolsonaro entrega o Orçamento federal aos políticos mais corruptos de Brasília. Na interpretação otimista, está fomentando (e armando) a radicalização para desviar atenção dessas transações e, de novo, veja o que é a interpretação otimista no Brasil de Bolsonaro.

Na interpretação pessimista, o centrão está sendo comprado para eleger um sucessor de Rodrigo Maia que ajude a mesma escalada autoritária que as milícias defenderão nas ruas.

A propósito, a Ucrânia, como o Brasil, vem tentando consolidar sua democracia, e não tem nada a ver com as maluquices de Bolsonaro.

Desde a revolta de 2014, sua posição no ranking da Transparência Internacional (126º), que lista os países segundo a percepção de corrupção (dos menos corruptos para os mais corruptos) melhorou, mas ainda é pior que a do Brasil (106º), mesmo com a piora de percepção brasileira após as revelações da Lava Jato.

Não somos nós que precisamos copiar os extremistas ucranianos, os democratas de lá é que precisam tentar uma Lava Jato que não acabe em Bolsonaro.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.