Dan Ariely

Professor de economia comportamental e psicologia na Universidade Duke (EUA), autor de “Previsivelmente Irracional”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Dan Ariely

Ask Ariely: Incentivos interessantes e compra de bitcoins

Se você decidir vender seus bitcoins, não procure o valor deles depois

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Querido Dan,
Os sistemas de classificação para diferentes serviços geralmente não são motivados por incentivos. Um exemplo: em vez de simplesmente avaliar os motoristas do Uber e do Lyft, o que aconteceria se as suas avaliações fossem baseadas no valor que receberam de gorjeta extra do passageiro? Em tal sistema, os motoristas que consistentemente receberam gorjetas maiores obteriam classificações mais altas; aqueles que foram penalizados seriam vistos menos favoravelmente. Isso não seria melhor que o sistema de classificação atual?

—Ruoxi

Você realmente daria uma gorjeta ruim para um motorista chato que acabou de deixá-lo na casa e, portanto, sabe onde você mora? (Estou fazendo uma brincadeira aqui, mas eu me pergunto se as gorjetas para os táxis são maiores quando as pessoas estão voltando para casa).

Como outras abordagens de pagamento por desempenho, sua proposta de um sistema de classificação baseado em gorjetas levantaria a muitos problemas. Primeiro, os pagamentos discricionários, como gorjetas, refletem a satisfação, mas também refletem a riqueza e a sensibilidade ao preço.

Basicamente, algumas pessoas se importam menos com dinheiro e tendem a dar gorjetas mais altas do que as pessoas mais sensíveis aos preços.

Como a riqueza e a sensibilidade ao preço do passageiro não são um reflexo preciso da qualidade do motorista, sua sugestão seria apenas substituir um sistema defeituoso por outro.

Um segundo problema ainda mais sério: os motoristas teriam um incentivo para dirigir mais em áreas onde as pessoas estão menos preocupadas com os altos preços, fornecendo assim um serviço pior a outras pessoas que precisam de mais transporte.

Finalmente, o que impediria os motoristas que fraudassem o sistema, devolvendo parte das gorjetas aos passageiros, mas garantindo altos pontos de reputação no processo?


Querido Dan,
Algum tempo atrás, eu comprei alguns bitcoins. Em apenas alguns meses, seu valor aumentou em 1.000%. Eles apenas continuaram subindo e agora estão cerca de 4.000% mais altos do que quando eu os comprei originalmente. Meu investimento original vale mais de US$ 100.000
uma quantia substancial de dinheiro para mim. Devo vender ou segurá-los e esperar por novos aumentos?
—Geoff

É difícil dizer se este é um bom investimento ou não, mas aqui está uma perspectiva mais racional para examinar a questão: simplesmente pergunte a si mesmo se você compraria esses bitcoins agora, pelo preço atual.

Se sua resposta for sim, você deve segurar seu investimento e talvez até comprar mais. Mas se sua resposta for não, isso significa que você realmente não acha que o aumento esperado em valor vale o risco e você deve vender.

O ponto mais geral aqui é que nossas decisões de investimento devem ser sobre o que achamos que o futuro trará (por mais difícil que seja prever), e precisamos trabalhar duro para superar as influências de nossas ações passadas.

Não importa por quanto você comprou um determinado investimento, e independentemente do que está valendo agora, você deve tomar suas decisões apenas sobre onde você acha que este investimento está indo.

Um último conselho: se você decidir vender seus bitcoins, não procure o valor deles depois. Sim, se o valor cair, você ficará um pouco feliz por ter vendido, mas se o valor subir, sua miséria será muito maior - por isso, resista à vontade de olhar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.