Deborah Bizarria

Economista pela UFPE, estudou economia comportamental na Warwick University (Reino Unido); evangélica e coordenadora de Políticas Públicas do Livres

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Deborah Bizarria

As ruas falam: o que motiva protestos no Brasil e no mundo

Não são apenas os fatores econômicos que levam as pessoas a se manifestarem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A partir da manifestação convocada por Jair Bolsonaro (PL) para este domingo (25), na avenida Paulista, dei-me conta de que políticos e lideranças sociais têm conseguido levar cada vez mais pessoas às ruas. Na última década, o Brasil tem testemunhado um aumento no número e na escala de protestos. Desde 2013, vimos movimentos estudantis, greves e protestos contra e a favor dos governantes do momento ou em torno de outras figuras políticas destacadas.

Esse panorama não é exclusividade brasileira, conforme apontado pelo estudo de Davide Cantoni e outros autores, que contou com assistência do pesquisador brasileiro William Radaic. A pesquisa analisou dados sobre 1,2 milhão de eventos de protesto em 218 países, cobrindo um período de 1980 a 2020. Esse volume de informação não só destaca sua onipresença como fenômeno mundial como aponta para a complexidade de suas causas e consequências. Através da análise estatística e do exame de literatura existente, desvendaram os padrões subjacentes aos atos, explorando tendências temporais, padrões geográficos e a relação com variáveis econômicas e sociais.

Manifestação em Buenos Aires contra o plano econômico de Javier Milei - Tomás Cuesta/AFP

Os resultados revelaram padrões empíricos significativos que, juntos, fornecem uma compreensão mais profunda sobre os protestos não só no Brasil mas no mundo. Primeiramente, verificou-se uma mudança de curso durante a Primavera Árabe, um período em que tanto democracias quanto regimes autoritários vivenciaram um aumento nos movimentos.

Observou-se que grandes eventos políticos podem catalisar ondas de protesto que, através das redes sociais, ultrapassam as fronteiras nacionais e remodelam o cenário político em outras localidades.

Isso ressalta o caráter "contagioso" dos protestos, pelo qual a ação em um país pode inspirar movimentos similares em outros, destacando a interconexão global das causas sociais e políticas.

Economia x Valores

Contra a intuição comum, os resultados mostraram que o desempenho econômico de um país não está diretamente ligado à frequência de manifestações. Em vez disso, são os valores individuais que mais influenciam a decisão de aderir ou não a esse tipo de evento.

Esse achado reforça a ideia de que as motivações para protestar vão além da mera insatisfação econômica, englobando uma gama mais ampla de fatores ideológicos e culturais relacionados à identidade individual.

Nesse sentido, podemos refletir sobre como o Brasil se insere nesse contexto global de protestos. Embora saibamos que fatores econômicos podem ter influenciado alguns atos, em especial o "Fora Dilma", vale prestar atenção no peso dos valores e do senso de pertencimento, conforme relatado na pesquisa.

O apelo de figuras carismáticas, como o próprio Jair Bolsonaro, se dá pela conexão com pessoas que não se sentem representadas pelas instituições vigentes a partir de alguns princípios. Fica o questionamento: como podemos atender parte desses valores sem cair numa armadilha antidemocrática?

Olhar para experiências e evidências estrangeiras pode ajudar na construção de soluções.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.